Dicas de gestão

Voltar Você em foco! Qualidade de Vida para o gestor e sua equipe

Olá gestor! Nesta dica de número 53, que comemora o terceiro ano das Dicas de Gestão e de suas contribuições para o aprimoramento de conhecimentos sobre gestão de pessoas, abordaremos o tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

A QVT corresponde à percepção de cada colaborador em relação ao seu bem-estar no contexto profissional.

Assim, considerando que oferecer condições para a melhoria da qualidade de vida no trabalho contribui para a satisfação dos colaboradores e, por consequência, para a melhoria dos serviços prestados à sociedade, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) criou o programa Você em Foco - Qualidade de Vida no PJSC, como um canal permanente de comunicação sobre iniciativas e serviços voltados para a integração, o acolhimento, o cuidado e a valorização de cada colaborador.

O programa apresenta uma diversidade de ações, oferecidas em vários formatos, classificadas sob os seguintes temas:

  • Autocuidado e saúde
  • Comunicação e Humanização das Relações
  • Criatividade e Inovação
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Liderança e Gestão
  • Valorização e Pertencimento

Melhorar a qualidade de vida no trabalho é responsabilidade da instituição, dos gestores e de todas as pessoas que nela atuam, de forma compartilhada.

A instituição é responsável por disponibilizar ações que favoreçam a melhoria da QVT de seus colaboradores. Em nosso Tribunal, o Você em Foco, programa em constante evolução, oferece estas ações.

Os gestores têm a importante tarefa de fomentar o desenvolvimento das pessoas da equipe, de relações saudáveis e de um ambiente adequado para a realização do trabalho. E parte dessa tarefa consiste em compartilhar o conhecimento sobre o que a instituição oferece para o desenvolvimento do bem-estar, de hábitos saudáveis e de cuidados preventivos com a saúde.

Por outro lado, é fundamental que todos nós, colaboradores, tenhamos consciência de que nossa qualidade de vida não depende exclusivamente da atuação de outros ou de fatores externos. Nossa atitude é fundamental para que possamos nos sentir bem, cultivar hábitos saudáveis, buscar auxílio quando necessário, conhecer o que a instituição nos oferece e usufruir dessas ações, conforme nossos interesses e necessidades individuais.

Portanto, gestor, é importante que você, com essa responsabilidade compartilhada, visite e explore a página do Você em Foco. Conheça cada ação, participe, divulgue e incentive os integrantes da equipe a participar, para que, juntos, possamos construir um ambiente de trabalho saudável e feliz.

Até a próxima dica!

Elaboração:
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Marcelo Dias e Silva
 
Referências:
Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/qualidade-de-vida-trabalho/> Acesso em 15 de agosto 2022.
Qualidade de Vida no Trabalho Disponível em: <https://www.conexasaude.com.br/blog/qualidade-de-vida-no-trabalho//> Acesso em 20 de agosto 2022.