Dicas de português

Voltar Como fazer e escrever agradecimentos

Endereçar uma nota de agradecimento personalizada e, sempre que possível, redigida à mão e em papel de qualidade, é um gesto que não lhe vai dar muito trabalho, mas que lhe pode render pontos valiosos. A missiva não deve ser demasiado extensa, para não se tornar maçadora e redundante, tampouco vaga e desprovida de sentido. Em verdade, a dica para uma nota de agradecimento alcançar seus objetivos está basicamente nas respostas a quatro perguntas:  Quem; O quê; Porquê; Quando.

Quem?

Quando a nota tiver mais de um destinatário, faça uma lista de todas as pessoas ou entidades que receberão seus agradecimentos, para que ninguém seja esquecido. Inicie o documento com o nome do(s) destinatário(s) e saúde-o(s) com formalidade e em conformidade com os vínculos estabelecidos. Exemplos: "Exm.º Senhor X; Estimada Y."

O quê?

Logo após a elaboração das saudações, expresse a sua gratidão, que pode ser mais ou menos cerimoniosa, conforme a sua avaliação acerca da sua relação com os destinatários. De qualquer forma, o conteúdo é invariável: agradeça.

Porquê?

Esse quesito assume especial relevância, pois é justamente este o momento de incidir em equívocos. Neste sentido, a utilização de palavras que exprimam o significado dos gestos do destinatário para si reforça o verdadeiro apreço pela pessoa. Portanto, antes da despedida, mantenha o mesmo tom do início do agradecimento e manifeste o desejo de encontrá-la futuramente.

Quando?

Como um sinal de cortesia, a nota de agradecimento deve ser enviada com a maior brevidade possível, preferencialmente no dia ou em data subsequente ao encontro ou acontecimento aos quais se faz a alusão.
 

Não é demais lembrar que o agradecimento pode ser dirigido tanto a pessoas quanto a empresas e instituições. A propósito, situações que demandam a utilização das normas da ABNT exigem cautela na formatação dos textos, como o uso de fonte Arial ou Times New Roman, no tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5 e alinhamento justificado. Não obstante, para a expressão da gratidão do autor da nota, inexiste limite de linhas.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação".

Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa. Em outros termos: você agradece alguma coisa [objeto direto] a alguém [objeto indireto]. Nem sempre é mencionada a pessoa a quem se agradece algo, mas se precisar ou quiser mencioná-la utilize a preposição a, antes ou depois do objeto. Seguem alguns exemplos:

  • Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  • Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  • Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  • Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.


Na hipótese de substituição da pessoa/substantivo por um pronome pessoal, diga:

  • Agradeço-lhes a recomendação.
  • Devo agradecer-lhe os cumprimentos.
  • Agradecemos a ele o bom atendimento.


A introdução de pelo na frase se explica porque é essa a preposição usada com o adjetivo obrigado e semelhantes:

  • Muito obrigada pelas flores.
  • Estou agradecido por tudo.
  • Ficamos gratos por/pela sua compreensão.


Todavia, no caso do verbo agradecer, teríamos (do ponto de vista rigoroso da gramática) dois objetos indiretos se disséssemos: "Agradeço a V.Sa. pela recomendação".

 

Fonte: https://www.normasabnt.net/agradecimentos-abnt/
            http://www.linguabrasil.com.br
            https://executiva.pt/escrever-nota-agradecimento