Dicas de português

Voltar Concordância verbal: "bem como", "da mesma forma que" e "com"

A ligação de dois núcleos de sujeito no singular por "bem como", "da mesma forma que" e outras expressões semelhantes - "como", "assim como", "do mesmo modo que", "não só" e "tanto...como" - ensejará a flexão do verbo para o plural quando restar evidenciada a ideia adição.

Exemplo: O zelo, bem como o profissionalismo, fizeram dele um homem bem sucedido na vida.

Observação: O que se pretendeu dizer foi que o zelo e o profissionalismo (ambos), o fizeram ter sucesso na vida. Sendo adição, prefere-se o plural.

O mesmo, contudo, não ocorre quando a relação for de comparação. Nesse caso, coloca-se o verbo no singular.

Exemplo: O reajuste dos preços em outubro, da mesma forma que o de novembro, não interferiu na compra de presente para o Natal.

Observação: Nessa hipótese, a ideia é de comparação: tanto um reajuste quanto o outro. Sendo "comparação", usa-se o singular.

A expressão "com", quando transmitir ideia de adição, enseja preferencialmente a flexão do verbo para o plural.

Exemplo: O Ministério Público com o assistente de acusação recorreram da sentença absolutória.

Observação: A intenção do uso do plural é dizer que "ambos" (Ministério Público e assistente de acusação) recorreram da sentença absolutória. A expressão "com" deve ser entendida como sinônimo de "e".

Exemplo: O professor, com todos os alunos, elaborou uma proposta de avaliação de seu método de ensino.

Observação: Para realçar um dos elementos (no caso, o professor), o verbo poderá ficar no singular. Nesse caso, é preciso que se faça uma intercalação, isolando entre vírgulas o termo que poderia sugerir se tratar de um sujeito composto.
 

FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral. Português para os concursos de Técnico e Analista. 3ª edição. Bahia: Editora Juspodivm, 2014. p. 157.