Dicas de português

Voltar Emprego dos pronomes possessivos

Quando determinarem mais de um substantivo, os pronomes possessivos, assim considerados aqueles que indicam a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere, deverão concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.

Exemplo: "Vou consultar meus livros e documentos armazenados no meu computador para redigir minha monografia."

Alguns casos, entretanto, merecem atenção especial para não gerar ambiguidade, tal como ocorre no emprego do pronome "seu" e suas flexões. Veja:

"A mãe disse ao seu filho que não estava satisfeita com a sua alimentação." -  Observa-se, nesta hipótese, que  não há como assegurar a que "alimentação" se refere a frase: da mãe ou do filho?

Dica: para evitar essa ambiguidade, deve ser utilizado o equivalente dele (dela, delas, deles). Observe:

"A mãe disse ao seu filho que não estava satisfeita com a alimentação dele". - Nesta construção, não há dúvida de que a "alimentação" se refere ao filho.

Por outro lado, na frase "A mãe disse ao seu filho que não estava satisfeita com a alimentação dela", está claro que a "alimentação" se refere à mãe.

FONTE BIBLIOGRÁFICA: ERSE, Ricardo do Amaral. Português para os concursos de Técnico e Analista. 3ª edição. Bahia: Editora Juspodivm, 2014. p. 60-61.

Elaboração: Divisão de Desenvolvimento de Pessoas/DGP