Dicas de redação

Voltar O respectivo sitiado

Apesar de dicionários abonarem o uso de “respectivo” com a função de indicar aos leitores que há uma correspondência entre elementos (pessoas, coisas, eventos, etc.) em um conjunto ou uma série, o termo tem sido empregado em gêneros textuais da área pública administrativa de modo equivocado ou sem necessidade. As dicas a seguir mostram como evitá-lo.

  1. Descarte o “respectivo” usado equivocadamente, por não ter função clara no texto, como em “Discute-se a definição da hipótese de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados e sua respectiva base de cálculo nas situações em que ocorrer o faturamento da demanda contratada”.
  2. Por vezes, embora até caiba na hora de elaborar uma argumentação, descrição ou injunção, “respectivo” pode ser deixado de lado, porque há outras possibilidades de escrever, por exemplo com palavras e expressões mais comuns. Em “À Câmara dos Deputados compete privativamente dispor sobre transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração”, qual a real necessidade de “respectiva”? Dá para simplificar: “À Câmara dos Deputados compete privativamente dispor sobre transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da remuneração de cada um”.
  3. Cuidado com a crença de que “respectivo” se encaixaria em qualquer contexto para se obter precisão, eliminar ambiguidade ou explicitar um complemento nominal. Em “Há dois grandes grupos de consumidores, classificados em razão do respectivo padrão de consumo”, “respectivo” é supérfluo, porque é lugar-comum a base de qualquer classificação se dar pela determinação de uma ou mais diferenças entre os grupos.
  4. O contexto e o conhecimento de mundo são fatores consideráveis tanto no trabalho de escrita quanto no de leitura e interpretação. Em “As comarcas de São José e Xaxim serão representadas no evento por seus respectivos diretores do foro”, o termo grifado é dispensável porque cada comarca tem apenas um diretor de foro e, legalmente, um não vai representar a comarca do outro. Também em “O pedido no Sistema Eletrônico de Informações deverá informar a unidade que receberá a cooperação e o respectivo gestor”, qual a justificativa para “respectivo”, quando a informação necessária é o nome do gestor (“informar... o nome do gestor”)?

A quem defender que essas dicas são superficiais, porque eliminar o “respectivo” prejudicaria o texto em relação a sua clareza e precisão, vale perguntar se provavelmente não seria o caso de rever toda a redação para deixá-la não somente clara e precisa, como também descomplicada e concisa, em benefício dos leitores. Para isso, trilhando um daqueles caminhos ou construindo e aprimorando o seu próprio itinerário de escrita, procure reformular frases e parágrafos usando diferentes estratégias e recursos de produção textual.

Elaboração:
Giovanni Secco
Pietro Tabarin Volponi