Dicas de saúde

Voltar Câncer de mama: a prevenção é o melhor remédio

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e sobretudo aos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima dessa faixa etária sua incidência cresce rápido e progressivamente.

Entrando no espírito do Outubro Rosa, é importante salientar a relevância da campanha anual de prevenção ao câncer de mama. O objetivo é que todas as mulheres pensem no assunto e realizem ações efetivas que visem à prevenção.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. O autoexame das mamas também pode ser realizado, mas não desobriga a mulher a submeter-se ao exame clínico.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante à casca de laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

A prevenção não impede o aparecimento da doença, mas pode permitir a cura. Pense nisso!

Como fazer o autoexame.