Dicas de saúde

Voltar Câncer de Mama - Além do rosa

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios são fontes de variadas simbologias nas diferentes culturas. Órgãos de amamentação, símbolos de feminilidade, expressão de maternidade e de fertilidade, eles são ao mesmo tempo fonte de inspiração, desejo e ternura.

Contudo, a mama também adoece.

Informar-se é parte do enfretamento do câncer de mama. Maior consciência sobre esse problema em suas várias dimensões orienta a mulher sobre a possibilidade de reduzir o risco da doença por meio de práticas saudáveis.

Sedentarismo, estresse, má alimentação, tabagismo e excesso de bebida alcoólica são fatores de risco para o câncer de mama e para cânceres em geral.

Portanto, aprenda a temperar, a embelezar e a degustar seu prato. Com criatividade, ele poderá ser saudável e uma boa fonte de prazer.

Decida por se exercitar, especialmente ao ar livre e puro, junto à natureza.

Decida por manejar o estresse e dedicar-se às coisas que verdadeiramente são importantes.

O resultado é saúde para suas mamas, para você por inteiro e para os que te rodeiam.

Mesmo assim, o câncer de mama é o câncer mais frequente entre as mulheres e, embora você possa se proteger cuidando da sua saúde e do seu corpo, o diagnóstico precoce é uma das principais ferramentas de prevenção que temos.

Vá ao seu médico e faça os exames específicos indicados. O tratamento na fase inicial tem excelentes resultados.

 

Elaboração:

Dra. Graciela de Oliveira Richter Schmidt
Enfermeira Lairis Hulse - COREN 58209

Fonte:

www.pfizer.com.br
www.hospitalnipo.org.br
www.inca.gov.br

Henderson BE, Bernstein L. The international variation in breast cancer rates: an  epidemiological assessment. Breast Cancer Res Treat. 1991 May. 18 Suppl 1:511-7.

Kaaks R. Nutrition, hormones, and breast cancer: is insulin the missing link? Cancer Causes Control. 1996 Nov. 7(6):605-25.