Dicas de saúde

Voltar Como manter a saúde mental

Assim como o conceito de saúde preconizado pela OMS, que a define como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade, a saúde mental é mais que a ausência de transtornos psiquiátricos; está relacionada à qualidade de vida e à capacidade de mudança e de adaptação.

Ser mentalmente saudável é "estar em paz com sua história e emoções, ser capaz de organizar o comportamento de acordo com objetivos, dar atenção ao importante e lidar com o mal-estar gerado pelas situações e relações cotidianas".

Existem algumas estratégias de autocuidado que podem ser adotadas para garantir a saúde emocional.

  1. Invista parte do seu tempo em atividades que lhes sejam prazerosas.
  2. Mantenha ativa a sua rede socioafetiva por meio do contato frequente, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas. Quando sentir necessidade, compartilhe receios e medos com pessoas de confiança.
  3. Realize exercícios físicos. Assim você garante a liberação de serotonina e endorfina ¿ hormônios que promovem o bem-estar.
  4. Coloque em prática os banhos de sol, tenha uma dieta equilibrada, descanse e, acima de tudo, reconheça a importância de cuidar de si - adotando uma rotina de autocuidados.
  5. Tenha projetos e objetivos de vida definidos. Isso ajuda a dar mais sentido à vida.
  6. Faça o que é possível e reconheça quando atingiu os seus limites, pois nem tudo pode ser resolvido por você.
  7. Quando as estratégias que você escolher utilizar não estiverem sendo suficientes para amenizar/estabilizar o seu estado emocional, busque ajuda de um profissional da saúde para receber orientações específicas sobre a sua situação.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas na cartilha Cuidados com a Saúde Emocional - COVID-19.

Fonte

https://www.dicasdemulher.com.br/saude-mental/ (Acesso em 10 set. 2020)

Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Recomendações Gerais. 2020.