Dicas de saúde

Voltar Efeito Papageno - Conversar para prevenir

Falar sobre suicídio é trazer à consciência um assunto sobre o qual muitos evitam até mesmo pensar.   

Um dos medos que permeiam o tema é o de que, ao se falar sobre ele, o número de suicídios possa aumentar. Com isso, muitas pessoas que pensam em tirar a própria vida não encontram alguém com quem conversar. O diálogo franco sobre suicídio pode, ao contrário, fornecer outras opções a quem não vê alternativas, além de auxiliar no alívio da angústia e da tensão oriundas desse pensamento.

Quando a divulgação de informações voltadas à prevenção é adequada, tem-se o chamado efeito Papageno, que provoca a diminuição do comportamento suicida. É preciso destacar que a adoção de estratégias de enfrentamento positivas diante do público com acesso amplo à mídia é fundamental para que esse fenômeno ocorra.

O nome do efeito, Papageno, é de um personagem de A Flauta Mágica, de Mozart, que decide tirar a própria vida, mas, ao falar sobre sua intenção, é convencido por três amigos a abandonar a ideia e buscar alternativas e possibilidades.

O diálogo oportuniza a transformação do mundo interno, a ampliação dos horizontes e a quebra de preconceitos. É também por meio da comunicação (seja ela oral ou escrita) que encontramos modelos de superação em pessoas que passaram por situações semelhantes a que estamos vivendo e que conseguiram transpor as adversidades. A história do outro pode servir de inspiração para a adoção de novas estratégias de enfrentamento.

Desse modo, muito mais efetivo que o silêncio é a informação divulgada de maneira sensível, humanizada e acolhedora. Não falar sobre suicídio não fará com que ele não exista, mas falar da maneira certa pode fazer com que sua incidência diminua.

Considerando, então, que a primeira medida preventiva que deve ser adotada é sempre a educação, a Diretoria de Saúde irá abordar no mês de setembro o tema suicídio.

Junte-se a nós nesta campanha a favor da vida!

Referências
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Suicídio na Pandemia Covid-19. 2020. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwJXfhwFQnvBsFkksvTgcSgxflV?projector=1&messagePartId=0.1.
Scavacini, K. O suicídio é um problema de todos: a consciência, a competência e o diálogo na prevenção e posvenção do suicídio. Dissertação de Mestrado em Saúde Pública. Universidade de São Paulo – Instituto de Psicologia. São Paulo, 2011.
 
Elaboração
Erika Medeiros Braz – Seção de Atenção Integral à Saúde/DAS/DS
Psicóloga - CRP n. 12/03939