Dicas de saúde

Voltar Empoderamento feminino e os vieses inconscientes

O empoderamento feminino é um processo tanto coletivo quanto individual que vem sendo discutido há algum tempo. As mulheres precisam fortalecer o poder de ação, de voz e de participação, pois viveram reprimidas por muitos anos e estão passando por um processo de conquista de mais espaço na sociedade.

O conceito do empoderamento feminino surge com o propósito de modificar um histórico de patriarcado e machismo na sociedade, onde a mulher seguiu um padrão de inferioridade ao longo da história e teve muitos dos seus direitos limitados por ser julgada do sexo frágil e incapaz.

Em geral, as mulheres são sobrecarregadas com as tarefas reprodutivas da vida social, enquanto os homens têm mais disponibilidade para atividades de produção.

Mesmo com leis de igualdade de gênero e tratados internacionais, ainda existem  desigualdades e práticas discriminatórias que persistem em continuar prejudicando as pessoas e os grupos sociais, assim como muitas barreiras e obstáculos que precisam ser reconhecidos e superados.

As mulheres precisam ter consciência do seu potencial e reconhecer que a igualdade, além da luta pelos direitos, diz respeito ao combate aos estereótipos, aos estigmas e à violência.
E como podemos romper com os estereótipos sociais e os estigmas?

Estereótipos e crenças são registrados no nosso inconsciente e se moldam a partir de vários fatores, como família, educação, religião, idade, sexo e orientação sexual.

É difícil percebermos que estamos sendo preconceituosos ou estereotipando alguém. É mais fácil identificarmos isso no outro. 

Formamos o que é definido como vieses inconscientes, que não são intencionais e são baseados nas atitudes aprendidas e em crenças culturais, que de forma automática e não consciente influenciam a condução das nossas percepções, julgamentos e comportamentos e levam à formação de preferências e preconceitos.

Essencial então que reconheçamos a existência desses vieses, bem como a sua inadequação, para que possamos neutralizá-los e que avancemos no alcance da equidade de gênero em uma sociedade sem violência e opressão, que valorize e respeite as mulheres.

Elaboração:
Edilene Zilma Espíndola
Enfermeira COREN 120120 SC
Seção de Pronto Atendimento/DAS/DS
 
Fontes:
PWC BRASIL. Vieses inconscientes, equidade de gênero e o mundo coorporativo: lições da oficina “vieses inconscientes”. Disponível em https://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Vieses_inconscientes_16_digital.pdf. Acesso em 02/09/2022.
UNIMED CAMPINAS. Empoderamento feminino: fique por dentro dos princípios desse processo. Disponível em https://www.unimedcampinas.com.br/medicina-preventiva/saude-emocional/empoderamento-feminino-fique-por-dentro-dos-principios-desse-processo. Publicado em 19/07/2022. Acesso em 29/08/2022.
ALVES, José Eustáquio Diniz. Desafios da equidade de gênero no século XXI. Disponível em https://www.scielo.br/j/ref/a/rkcC3bGTRQv5Lz59HJy6HRG/?lang=pt. Acesso em 30/08/2022.