Dicas de saúde

Voltar Quer melhorar a sua vida social? Durma!

Não é novidade que noites bem dormidas são essenciais para a boa saúde. A má qualidade do sono pode causar diminuição da imunidade, falta de concentração, ansiedade, depressão e muitos outros problemas que prejudicam o seu bem-estar.

Mas você sabia que a falta de sono pode também provocar solidão? É o que aponta estudo realizado em 2018 pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Segundo a pesquisa, quando estamos privados de sono, nosso cérebro apresenta maior atividade neural em áreas responsáveis pela percepção de potenciais ameaças e menor atividade em regiões que nos encorajam a manter contato social. Isso significa que quando você não atende a necessidade de sono do seu corpo, sente menos desejo de interagir e envolver-se com os outros!

Portanto, dormir as horas necessárias por noite para sentir-se descansado(a) é ótimo para o seu corpo, a sua mente e a sua vida social.  Incorpore alguns hábitos que  possam facilitar suas noites de sono:

  • Evite dietas calóricas e exageradas no período noturno;
  • Dê preferência a a alimentos que ajudem a dormir, como aveia, leite magro, maracujá, banana, frutas vermelhas, couve e alface;
  • Desligue a televisão e afaste-se do celular;
  • Acalme-se respirando lenta e profundamente;
  • Elimine os ruídos do ambiente;
  • Procure dormir em um ambiente totalmente escuro.

 

REFERÊNCIAS

https://www.nature.com/articles/s41467-018-05377-0

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/17/A-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-noites-mal-dormidas-e-solid%C3%A3o-segundo-este-estudo

https://www.oficinadepsicologia.com/quer-melhorar-vida-social-durma/

https://www.huffpostbrasil.com/2015/04/29/31-dicas-que-vao-ajudar-voce-a-dormir-melhor-esta-noite_a_21677553/

 

ELABORAÇÃO

Erika Medeiros Braz - Diretoria de Saúde
Dra. Graciela de Oliveira Schmidt - Diretoria de Saúde
Juliana Schlickmann Barcelos - Diretoria de Saúde