Dicas de saúde

Voltar Retração gengival

É a exposição das raízes dentárias pela migração das bordas gengivais da sua posição ideal, decorrente da perda de osso e gengiva que circundam as raízes.

Quais são as causas da retração gengival?

Dentre as possíveis causas podemos citar o traumatismo por escovação, resultado da pressão excessiva das cerdas da escova contra dentes e gengivas, inflamação gengival devido ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro nas bordas das gengivas no caso higienização oral deficiente, a posição incorreta dos freios labiais que puxam as gengivas, dentes mal posicionados. Quando a retração se apresenta de maneira isolada, envolvendo apenas um dente ou uma pequena região da arcada, pode ser decorrente de contatos incorretos entre os dentes durante a mastigação, os chamados contatos prematuros.

Quais as consequência da retração gengival?

Sensibilidade dental, dificuldade para higienização, favorecimento à formação de cáries, desgaste na região do colo dental, são os principais problemas associados. Em casos mais graves, na hipótese de não tratamento, esses problemas podem evoluir levando até à perda de dentes.

Como tratar a retração gengival?

O tratamento requer a eliminação das causas, como a remoção da placa bacteriana e do tártaro com orientações ao paciente e controle da higiene oral. Quando for necessária a recomposição da gengiva, lança-se mão da cirurgia gengival para o reposicionamento das bordas gengivais na posição original e, também, nos casos em que o reposicionamento da inserção dos freios labiais se mostrar necessário. Quando da presença  de cáries ou somente da formação  de  cavidades  em raízes dentárias expostas, aquelas devem ser tratadas e ambas restauradas com resinas ou porcelanas.

Dá para reposicionar a gengiva retraída sem cirurgias?

Não. A retração gengival é irreversível por terapias não cirúrgicas e isso ocorre porque tanto o osso reabsorvido quanto gengivas não regeneram por si só.

É possível deixar as gengivas retraídas como estão, sem reposicioná-las?

Sim. Para casos com retrações sem formação de cavidades  ou sem sensibilidade dental. Importante é diagnosticar e eliminar os agentes causadores da retração.


Bibliografia: www.sorrisologia.com.br

Elaboração:
Dra. Aline/Odontóloga
Diretoria de Saúde