Dicas de saúde

Voltar TDAH: foco no trabalho

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comumente diagnosticado na infância e adolescência, mas que pode persistir na vida adulta. Entre os sintomas, destacam-se a impulsividade, a dificuldade em manter a concentração, a desatenção, a inquietude e a hiperatividade.  

Ligado a pequenas alterações na região frontal do cérebro e a um desequilíbrio no metabolismo dos neurotransmissores no córtex cerebral, é responsável pela inibição do comportamento e do controle da atenção, podendo ocasionar dificuldades e prejuízos nas relações interpessoais, inclusive no trabalho. Mas o diagnóstico precoce  e o tratamento adequado trazem uma melhora no quadro e na qualidade de vida. 

Embora o TDAH possa afetar a performance, ele não impede a vida profissional, pois as pessoas têm qualidades e competências distintas. O transtorno pode ser superado com algumas estratégias que valorizem os pontos fortes e trabalhem os pontos fracos, melhorando o desempenho de forma geral. 

Dicas úteis para quem tem TDAH 

  1. Mantenha uma rotina de saúde, exercício físico, boa alimentação e qualidade do sono. 
  2. Organize a sua vida, os seus compromissos e o seu espaço. Faça listas e use uma agenda se necessário. Estabeleça horários, inclusive para a leitura de e-mails. 
  3. Não procrastine; administre o seu tempo. Faça uma tarefa de cada vez, e não assuma mais projetos ou compromissos além da sua capacidade. 
  4. Domine os seus pontos fortes, para que a equipe de trabalho inteira saia ganhando. 
  5. Inicie os trabalhos sempre começando pelas tarefas mais difíceis e menos prazerosas. 
  6. Faça pequenas pausas a cada 40 minutos quando estiver executando atividades que requeiram grande concentração.  

Dicas úteis para quem trabalha com alguém com TDAH  

  1. Olhe para as capacidades, características e habilidades de cada servidor. 
  2. Como pessoas com TDAH podem necessitar de mais prazo para a conclusão das tarefas, considere a necessidade de ajustes no trabalho.  
  3. Defina as demandas de forma clara e, se necessário, por escrito. 
  4. Crie um ambiente de conexão interpessoal. 
  5. Evite distrações que consumam tempo e interfiram na execução e finalização de tarefas. 
  6. Proporcione um ambiente fechado, tranquilo e silencioso para pessoas com TDAH, uma vez que ambientes amplos, abertos, com poucas paredes facilitam a distração pelo barulho e pelos estímulos visuais.  
  7. Saiba que a pessoa com TDAH tem muito a contribuir ao fazer parte de um time. 

Lembre-se! Nem tudo é TDAH. Existem outras condições com sintomas semelhantes. Por isso é importante que o diagnóstico seja feito por um psicólogo ou psiquiatra. Entenda que a forma como você lida com as suas dificuldades transforma a maneira com que os outros lidam com você.