Dicas financeiras

Voltar Acumulando pontos e milhas aéreas com consciência

O Programa de Educação Financeira do PJSC foi criado com o objetivo de auxiliar os colaboradores na organização de suas finanças e de gerar reflexão sobre assuntos relacionados ao tema como planejamento financeiro, investimentos, previdência, dentre outros. Nesta jornada, já conversamos sobre a importância da reserva de emergência, convidamos os leitores para conhecer seu perfil de investidor, pedimos especial atenção às formas de previdência (inclusive a complementar) e, de modo geral, apresentamos os principais investimentos em renda fixa.

Nesta dica, traremos um novo assunto que pode atrair a atenção de muitas pessoas: os pontos dos cartões de crédito e as milhas aéreas. Abordaremos as formas mais comuns de acumulação, os principais cuidados ao realizar compras pela rede mundial de computadores, e a importância do consumo consciente.

A Internet simplificou sobremaneira as negociações com pagamentos via cartão de crédito. Apesar se representar uma grande facilidade, é fundamental refletirmos sobre nossas necessidades: antes de mais nada, verifique se a compra cabe em seu orçamento e se você realmente precisa do produto ou serviço. Comprar por impulso pode trazer consequências desastrosas para o seu bolso e para o meio ambiente!

A utilização do cartão de crédito em compras cotidianas é, por questões de facilidade, praticidade e segurança, prática comum para uma grande parcela da população economicamente ativa. Inúmeras são as bandeiras e os bancos detentores de cartões de crédito. Tamanha concorrência passou a exigir criatividade dos setores de marketing na fidelização dos seus clientes. Nos dias atuais, em parceria com instituições financeiras, até mesmo grandes empresas tornaram-se emissoras de cartões de crédito, a fim de proporcionar benefícios exclusivos a seus clientes ou associados. Daí surgiram as ideias iniciais sobre pontos e milhas.

O que são milhas?

Milha é uma “moeda virtual” oferecida pelas companhias aéreas aos seus clientes mais frequentes ou por programas de fidelidade de cartões de crédito (através de pontos), como forma de recompensa ou retribuição. Trata-se de um incentivo para que o cliente utilize a mesma empresa cada vez que tiver uma viagem, por exemplo.
Quanto mais você voa pela empresa ou usa os cartões de crédito, mais milhas você adquire.
As milhas áreas surgiram em 1979, lançadas pela companhia Texas International Airlines. No Brasil, o seu advento foi no ano de 1994, na Viação Aérea Rio-grandense – Varig. Elas eram trocadas apenas por outras passagens aéreas. Hoje, com o mercado bem difundido, elas podem ser acumuladas de diversas formas e trocadas por produtos, serviços, viagens e até mesmo por dinheiro.
Por se tratar de moeda virtual, o valor varia de empresa para empresa e também pode oscilar por data de viagem.

Como acumular milhas?

É importante consignar que, ao contrário do que muitos pensam, existem algumas formas de acumular milhas que não seja apenas viajando por determinada companhia aérea ou usando cartões de crédito.

Além do cartão e das passagens, existem outras estratégias que ajudam a aumentar a velocidade com que o consumidor acumula milhas. Eis algumas delas:

  1. Compras em sites parceiros;
  2. Inscrição nos clubes de milhas (assinatura mensal nos programas de fidelidade);
  3. Transferências de pontos bonificadas dos cartões de crédito para os programas de fidelidade;
  4. Compra de pontos com descontos nos programas de fidelidade;
  5. Comprar em sites de programas de recompensas (Livelo e Esfera, por exemplo) para gerar o chamado “hiperacúmulo”;
  6. Comprar produtos ou serviços direto nos programas de fidelidade.

Portanto, se você deseja acumular milhas mais rapidamente, é preciso ficar atento às formas de aquisição dos seus bens ou serviços, pois comprando de dentro dos sites dos programas de recompensas - e não diretamente dos sites das lojas vendedoras – você pode obter mais vantagens.

Antes de efetuar a compra, a leitura dos regulamentos de cada site ou parceiro é fundamental, sob pena de a compra não gerar os pontos ou milhas esperados. A propósito, cada empresa possui regras específicas, demandando atenção por parte do consumidor.

Como começar do zero?

Os primeiros passos para uma pessoa que deseja começar a acumular pontos ou milhas aéreas são:

  1. Cadastrar-se em programas de fidelidade como, por exemplo, Tudo Azul, Smiles, Latampass, Tap, Accor, Livelo ou Esfera. Os cadastros são gratuitos;
  2. Verificar com a operadora do seu cartão de crédito qual a quantidade de pontos por dólar gasto que ele acumulará. Caso não tenha cartão de crédito, sugere-se pensar na possibilidade de ter algum que pontue pelo menos 1,5 pontos por dólar gasto;
  3. Efetuar um acompanhamento frequente das milhas áreas ou pontos a expirar nos programas em que está cadastrado. Muitos consumidores até esquecem que acumularam milhas ou pontos;
  4. Utilizar aplicativos, como o Oktoplus ou o Awardwallet, para organizar as suas milhas;
  5. Sempre buscar a isenção de anuidade de todos seus cartões de crédito.

Como usar as milhas aéreas acumuladas?

A principal forma de utilizar as milhas aéreas acumuladas é através da emissão de passagens aéreas ou abatimento do preço. Porém, além disso, as milhas também podem ser usadas para: hospedagens em hotéis; pacotes de viagens; upgrade de assentos e cabines; locações de veículos; emissões de passagens para amigos e familiares; compras de produtos ou serviços; transporte por aplicativo (Uber, 99, entre outros); supermercados ou até mesmo serem vendidas para empresas de negociação de milhas (Max Milhas, Hot Milhas, entre outras).

A importância do consumo consciente

Nosso Programa de Educação Financeira orienta os colaboradores a otimizar o controle dos seus gastos. Comprar acumulando pontos e milhas pode trazer benefícios com passagens aéreas a preços reduzidos ou permitir trocá-los por mercadorias, reduzindo as suas despesas.

No entanto, é importante frisar que uma compra deve ser muito bem pensada. Pesquisas de comparação de preços devem ser feitas e, acima de tudo, o consumidor precisa ter em mente a real necessidade daquele produto ou serviço em seu cotidiano.

Atualmente, a compra de qualquer produto pode se efetivar numa fração de segundos, com um único clique. Quem nunca se deparou, durante a leitura de uma matéria importante para o trabalho, com aquela propaganda na Internet ou nas redes sociais, comprou e depois se arrependeu?

Mas o que fazer para realizar boas compras? Existem algumas importantes perguntas que podem ser feitas antes de se concretizar a operação:

  1. Por que estou comprando?
    Antes de comprar, reflita se você realmente precisa daquele produto. Pense se é um item que você não tem, se o antigo não tem conserto, ou se pode utilizar outro similar que está guardado;
     
  2. O que irei comprar?
    Pesquise, entre as opções disponíveis, qual se encaixa melhor na sua escolha. Isso evitará a necessidade de nova compra.
     
  3. Como irei pagar?
    Você já possui o valor? Se for parcelar, o seu orçamento ficará comprometido com a parcela? E por quanto tempo? Fique atento ao fato de que parcelas pequenas são, num primeiro olhar, inofensivas, porém quando muito duradouras, podem prejudicar o seu orçamento, já que, com o passar dos meses, outras contas podem surgir e a sua margem disponível estará menor em virtude das aquisições antigas.
     
  4. De quem irei comprar?
    Verifique como é a produção da empresa fornecedora: se ela valoriza seus funcionários, se tem responsabilidade ambiental, se mantém projetos sociais ou comunitários, etc.
     
  5. Como descartarei o produto antigo?
    Sobre o descarte, antes reflita se é possível utilizar o produto de outra maneira, ou se pode servir de matéria-prima para outras pessoas ou empresas. Pense sobre a possibilidade de doação. Alguns materiais podem gerar renda para artesãos locais.

Os principais cuidados nas compras pela Internet

 Como vimos, o passo inicial para o acúmulo dos pontos e das milhas aéreas são as compras pela Internet, especialmente dos sites parceiros ou fidelizados aos programas de recompensas. Ou seja, as compras tradicionais, pagas em dinheiro, nas lojas físicas, não acumulam pontos. Já aquelas pagas com cartões de crédito, embora não gerem o “hiperacúmulo”, gerarão pontos após o pagamento da fatura do cartão.

Nesse sentido, utilize a rede mundial de computadores a seu favor: pesquise em vários sites em busca do melhor preço; atente-se às regras específicas de cada programa para acumular pontos e milhas; muitas promoções são enviadas por e-mail pelos sites parceiros; cadastre-se e acompanhe comunidades ou canais em redes sociais que trazem notícias sobre promoções ou bonificações em transferências de um parceiro para outro.

Mesmo assim, há muitos golpes em sites na internet. Por isso, adotar algumas providências tornarão as suas compras ainda mais seguras:

  1. desconfie de um preço muito abaixo dos demais;
  2. examine qual é a empresa que lhe entregará o produto (fornecedor);
  3. verifique o status desta empresa no site de compras (se ela realizou muitas entregas nos últimos meses; se foram bem-sucedidas e se houve reclamações de outros clientes);
  4. certifique-se de que o ambiente virtual é totalmente seguro (o endereço começa com “https” e há um ícone com o símbolo de um cadeado ao lado);
  5. evite deixar salvo o seu número do cartão de crédito em endereços e sites.

Essas são valiosas dicas para o cuidado dos seus dados pessoais, das suas compras e, é claro, das suas finanças!

E então? Conseguiu compreender a dimensão do mundo das milhas e dos pontos? Com os seus gastos diários é possível gerar muitas milhas e, sem dúvida, gastar menos em viagens e outras opções de lazer, de modo a otimizar as suas finanças e aumentar a sua qualidade de vida!

Conhecendo melhor o mercado de milhas, em algumas situações, é até possível gerar renda extra com suas negociações. Afinal, milha é dinheiro!

Achou o conteúdo interessante? Quer saber mais?
Para agendar atendimento exclusivo e reservado com a equipe do Programa ou sugerir conteúdo para as nossas ações, mande o seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br.

Elaboração: 
Mariana Silva Alencar Monteiro Rocha
Leandro Ambros Gallon
Marcelo Dias e Silva

Equipe do Programa de Educação Financeira 
E-mail: educacaofinanceira@tjsc.jus.br