Dicas financeiras

Voltar Como obter garantia estendida gratuita com o cartão de crédito

Nesta nova dica do Programa de Educação Financeira do PJSC abordaremos um tema que muitos não se atentam. Trata-se de um serviço oferecido de forma gratuita em seu cartão de crédito: o seguro garantia estendida. 

Antes de adentrar ao conteúdo, importa esclarecer que o objetivo desta dica é tornar o cartão de crédito seu parceiro quando bem utilizado, como já abordado na dica Cartão de crédito: mocinho ou vilão?. O que reforça a importância do Planejamento de orçamento familiar.

Dito isto, no que se constitui o seguro garantia estendida?

Segundo a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, autarquia responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros, o seguro garantia estendida consiste em um contrato que visa oferecer ao segurado (adquirente) a complementação da garantia do fornecedor de um bem adquirido.

Este seguro, por vezes oferecido ao realizar a compra de produtos em lojas de varejo, tanto na modalidade presencial, quanto virtual, mediante pagamento de valor adicional para “estender” a proteção oferecida pelo fabricante, visa garantir maior período de cobertura dos riscos da garantia do produto.

Destaca-se que este também pode ser fornecido pelo seu cartão e sem custo adicional, para bens adquiridos de forma presencial ou on-line, exigindo-se a utilização do cartão para o pagamento integral do bem.

Para verificação de sua disponibilidade, é aconselhável acessar o site da bandeira do cartão, sendo que nesta dica são apenas expostas resumidamente as bandeiras mais comercializadas pelas instituições financeiras a título de exemplo.

Os cartões Mastercard oferecem o seguro nos cartões Mastercard Gold e Mastercard Black; por sua vez, os Visa ofertam nas categorias Visa Gold, Visa Platinum, Visa Signature e Visa Infinite e os Elo possibilitam a escolha de benefícios a depender da categoria do cartão, encontrando-se presente a possibilidade de eleição do seguro garantia estendida entre os cartões Elo Mais, Elo Grafite, Elo Nanquim, Elo Nanquim Diners Club e Elo Diners Club.

Cabe destacar que cada bandeira possui uma política diversa com relação ao valor máximo coberto, inclusive por seguimento de cartão, existindo um valor máximo por produto e global, o qual limitará o valor de todos os bens sujeitos a cobertura do seguro garantia estendida, os quais podem ser verificados através do site da bandeira.

Além disso, com relação ao período do seguro garantia estendida, segundo as informações presentes nos sites das bandeiras dos cartões, em regra, terá vigência por período igual ao da garantia contratual do fabricante, limitado ao prazo máximo de 12 (doze) meses, podendo haver exceções, as quais deverão ser verificadas nas condições do benefício pelo cartão.

Por último, para utilização do benefício, cada bandeira possui procedimento próprio, de modo que se mostra aconselhável, caso se pretenda fazer o uso da ferramenta, a emissão do bilhete assim que possível, após a realização da compra, a fim de resguardar a possibilidade de utilização do direito.

Achou o conteúdo interessante? Quer saber mais ou agendar um atendimento personalizado? Possui alguma contribuição ao programa ou sugestão de conteúdo? Então encaminhe seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br que estaremos prontos para auxiliar.
 
Elaboração:
Ruysdael Zocoli II
Equipe do Programa de Educação Financeira
E-mail: educacaofinanceira@tjsc.jus.br 
 
Referências:

SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA. Gov.br – Ministério da Fazenda, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/susep/pt-br/planos-e-produtos/seguros/seguro-de-garantia-estendida. Acesso em: 21/04/2023.

GARANTIA ESTENDIDA ORIGINAL. Mastercard. Disponível em: https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/encontre-seu-cartao/cartoes-credito/mastercard-gold/garantia-estendida-original.html. Acesso em: 21/04/2023.

GARANTIA ESTENDIDA ORIGINAL. Mastercard. Disponível em: https://www.mastercard.com.br/pt-br/consumidores/encontre-seu-cartao/cartoes-credito/mastercard-black/garantia-estendida-original.html. Acesso em: 21/04/2023.

GARANTIA ESTENDIDA ORIGINAL. Visa. Disponível em: https://visabenefitslac.axa-assistance.us/benefits/P_C_BR/Extended_Warranty_14. Acesso em: 21/04/2023.