Dicas financeiras

Voltar Comprar ou alugar?

Uma pergunta cada vez mais recorrente quando falamos em projetos de vida relacionados às finanças é: “comprar ou alugar?”. Esta pergunta, embora remeta mais diretamente à aquisição de imóveis, pode se referir também à compra ou locação de automóveis ou outros bens como máquinas e equipamentos de uso específico.

Para muitos, a resposta para esta pergunta é simples: “comprar, pois alugar é jogar dinheiro fora”.

Esse tipo de visão talvez considere apenas o ponto de vista de que a aquisição do bem móvel ou imóvel representa a conquista de um patrimônio ou uma realização pessoal. E isso é bom! No entanto, há outros pontos a serem observados. Além da análise financeira, esta decisão também envolve subjetividade, preferências, estilo de vida e objetivos pessoais.
Consideremos inicialmente a decisão que envolva a aquisição de um bem imóvel, uma casa ou apartamento, por exemplo: comprar significa poder decorar seu imóvel como preferir, não ficar sujeito à necessidade de desocupá-lo (a pedido do proprietário), entre outras situações ou fatores pessoais.

No entanto, a opção de compra de um imóvel geralmente está relacionada a um aporte alto de recursos, que, se investidos, podem gerar retorno financeiro suficiente para pagar o aluguel de um imóvel semelhante e com a localização desejada. Ou seja, é possível que o rendimento do investimento do valor de um imóvel seja igual ou superior ao valor do aluguel. 
Outro ponto a ser considerado é que, quando há a necessidade de financiamento imobiliário, os juros do financiamento encarecem a aquisição do imóvel, o que nem sempre é compensado pela sua valorização. Ainda deve ser considerada a liquidez, visto que transformar um imóvel em dinheiro vivo, por meio de sua venda, pode não ser tão rápido e fácil. 

Além disso, você também deve considerar fatores relacionados à sua vida profissional ou estilo de vida. Por exemplo: ter um trabalho que demande a mudança frequente de domicílio. Neste caso, alugar um imóvel pode permitir maior flexibilidade. 
Vale lembrar que, na opção pelo aluguel, com o investimento financeiro do valor do imóvel, é importante manter uma disciplina que garanta os recursos investidos, cuja rentabilidade vai manter a capacidade de pagamento do aluguel. Também é importante o reinvestimento de rendimentos excedentes (descontado o valor do aluguel) para evitar que o montante investido perca valor monetário ao longo do tempo em razão da inflação.

Assim, a crença de que o aluguel é uma despesa que não gera retorno pode ser vista, com um olhar ampliado, como um custo mensal que faz parte do orçamento familiar, menor do que eventuais custos de compra ou venda de um imóvel a cada mudança de endereço. 

Até o momento, destacamos pontos positivos da possibilidade de viver em imóveis alugados. Mas também existem fatores que podem favorecer a compra.

O primeiro deles diz respeito à nossa cultura, na qual a aquisição de um imóvel consiste também na realização de um sonho ou objetivo de vida e representa um fator de segurança familiar. Ter um imóvel para chamar de “seu” e poder modificá-lo como desejar, sem necessidade de autorização, é o desejo de muitos. Lembra desta frase popular: “primeiro uma casa, depois casa”? Ela representa o desejo de estabilidade e segurança, que pode ser interpretado como um grande objetivo que pode ser alcançado com disciplina e, principalmente, com planejamento financeiro.

Além disso, existe o fator da valorização do imóvel que, muitas vezes, pode superar a inflação, podendo ser visto também como um bom investimento. 

Em resumo:

Comprar Alugar
Conquistar o sonho da casa própria Valor do aluguel costuma ser menor do que a parcela de um financiamento
O imóvel será seu para o resto da vida e você pode fazer dele o que quiser Flexibilidade de poder se mudar quando precisar
Investimento de uma grande quantia em um bem que não gera liquidez Despesa que não gera retorno
Juros podem fazer com que o financiamento dobre de valor O imóvel não é seu

Fonte: https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/comprar-ou-alugar/ 

Além de imóveis, também é crescente a oferta de locação de veículos como opção à aquisição, uma vez que automóveis geralmente são ativos que perdem valor e possuem alto custo de manutenção, seguro e impostos. Quem aluga assume, além do valor da locação, somente a despesa com combustíveis. Ainda, poderá variar de veículo conforme sua necessidade como, por exemplo, alugar um modelo mais econômico para o dia a dia e um modelo maior e mais confortável quando for viajar. 

Outra alternativa é a utilização dos serviços de transporte (veículos/motoristas) de aplicativos (Uber, 99, entre outros) facilmente acessíveis e com custos relativamente baixos. Desta forma, ao decidir entre comprar, alugar ou utilizar serviços de transportes por aplicativos, é importante considerar suas rotinas de deslocamentos, o tipo de veículo que necessita ou se sente confortável, as distâncias percorridas diariamente, a existência de transporte público de qualidade, entre outros fatores. Só assim, e deixando de lado a cultura da “aquisição de um automóvel como status”, você conseguirá tomar uma decisão que atenda às suas necessidades, com um bom custo-benefício. 

Já é possível perceber que decidir sobre “comprar ou alugar” nem sempre é fácil. Isto porque envolve não só a questão financeira, mas também hábitos, estilo de vida, objetivos pessoais e oportunidades de negócio que podem aparecer. A dica é: busque informação, analise todas as possibilidades e considere seu perfil para uma tomada de decisão consciente.
Achou o conteúdo interessante? Quer saber mais sobre educação financeira? Então acesse a página do nosso Programa de Educação Financeira e conte conosco para uma conversa agradável sobre o tema! 

Quer agendar um atendimento, contribuir com o programa ou sugerir conteúdo para nossas ações? Então mande seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br. E não esqueça: na hora de investir, busque o auxílio de um profissional credenciado!


Elaboração:
Kellen Cristina Ruberti
Marcelo Dias e Silva
Equipe do Programa de Educação Financeira
E-mail: educacaofinanceira@tjsc.jus.br

Referências: 
FOGAÇA. André. Pai Rico, Pai Pobre: 5 lições para aprender com o livro. Qual pai você quer ser para os seus filhos? O Pai rico ou o pai pobre? Atualizado em 04/08/2020. Disponível em: https://comoinvestir.thecap.com.br/pai-rico-pai-pobre-licoes-livro. Acesso em 31 de janeiro de 2022.

GUILARDI, Camille.  Comprar ou alugar um imóvel? Avalie o que vale mais a pena! Entenda se vale a pena comprar ou alugar um imóvel. Tire suas dúvidas sobre o tema e tome uma decisão mais acertada. Atualizado em 26/05/2022. Disponível em: https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/comprar-ou-alugar/. Acesso em 31 de janeiro de 2022.