Dicas financeiras

Voltar Renda ativa e renda passiva

Você sabe a diferença entre renda ativa e renda passiva? E como gerar renda passiva? Nesta dica, falaremos sobre esta forma de diferenciar a renda e responderemos estas perguntas.

É possível que você já tenha ouvido que determinada pessoa vive de renda. Neste momento, o que vem em sua mente? Em princípio, que ela não precisa trabalhar para se sustentar financeiramente. Certo? Esta percepção está correta e relacionada ao conceito de renda passiva.

No entanto, a forma mais comum de gerarmos renda é a partir de nosso suor. A recompensa financeira resultante de nosso esforço pode ser chamada de renda ativa. Em outras palavras, renda ativa é a remuneração obtida a partir do nosso trabalho.

Na outra direção, a renda passiva consiste no rendimento financeiro gerado sem a necessidade de labor ou investimento de grande parte de seu tempo. Se você não tem um grande patrimônio, é certo que você terá que trabalhar para custear o seu padrão de vida. No entanto, a partir de escolhas ao longo da vida, é possível criar condições para gerar renda sem a necessidade de esforço contínuo, obtendo a tão desejada renda passiva.

Quando buscamos construir renda passiva, os objetivos podem ser diversos. Ela pode ser vinculada ao desejo de alcançar a independência financeira (poder viver sem trabalhar), de obter uma aposentadoria complementar, de poder viajar por determinado período sem precisar trabalhar, de oferecer maior qualidade de vida para a família, de construir patrimônio para os filhos, dentre outros.

De modo geral, a renda passiva pode advir de:

  • Ativos que podem gerar renda como, por exemplo, o aluguel de imóveis ou outros bens;
  • Produtos financeiros que nos oferecem rendimentos periódicos;
  • Direitos autorais e royalties relacionados à licença de uso de obras artísticas, ou, ainda, direitos de imagem.

Como podemos notar, as formas mais comuns de geração de renda passiva dependem de investimento de capital (ativos físicos e produtos financeiros), visto que as relacionadas à produção artística possuem fatores pouco previsíveis. Portanto, ao decidir iniciar a construção de sua renda passiva, é importante a definição de uma estratégia coerente com o seu perfil. Isso porque são diversas as possibilidades para começar a investir. Vamos conhecer algumas?

Aluguéis

Talvez a forma mais tradicional de constituir renda passiva seja a aquisição de imóveis para gerar aluguéis. Desde que a documentação esteja regularizada, é um investimento seguro que pode, no longo prazo, valorizar acima da inflação. Em contrapartida, a necessidade de investimento de altos valores, a baixa liquidez, a burocracia (na aquisição e na venda) e o custo de manutenção pesam negativamente na escolha.

Mas você sabia que pode adquirir frações de imóveis e receber aluguel proporcional a essas cotas? Isso mesmo! É possível investir em uma grande variedade de imóveis através dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Eles apresentam a mesma proposta da aquisição de imóveis, porém com menos burocracia e sem a necessidade de altos investimentos. Adquirindo a cota de um FII você passa a ser “sócio” dos empreendimentos ou investimentos administrados por ele que trarão retorno em renda por meio de dividendos. Suas vantagens são: a baixa burocracia, a possibilidade de iniciar com baixo aporte de capital e a garantia de rendimentos mensais. No entanto, a volatilidade do valor destes fundos pode comprometer o valor investido caso necessite resgatá-lo no curto prazo. Portanto, é indicado apenas para investidores com perfil que aceita risco.

Investimentos em títulos de renda fixa

Os produtos financeiros de renda fixa, que apresentam baixo risco e rentabilidade previsível, também podem compor uma carteira de investimentos e gerar renda passiva. Em uma série de três dicas, abordamos os principais produtos com esta característica. Aqui destacamos, como exemplo, o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais como um investimento com bom potencial para este objetivo. Este título do Tesouro Direto tem o indexador (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IPCA) que assegura a atualização do valor investido e ainda é remunerado por uma taxa de retorno prefixada. Na modalidade com juros semestrais, você pode optar por receber a rentabilidade como renda passiva que será gerada a cada seis meses.

Dividendos

Uma estratégia comum entre os investidores é investir em ações de empresas que pagam bons dividendos. Dividendos correspondem à parte do lucro da empresa que os acionistas têm direito. Sua periodicidade varia bastante pois depende da estratégia da empresa. No entanto, uma carteira de ações com empresas pagadoras de bons dividendos pode assegurar um fluxo de renda passiva interessante. Mas atenção! Por se tratar de um investimento em renda variável, apresenta risco e é indicado apenas para que tem perfil arrojado.

Previdência privada

A previdência privada consiste em produtos financeiros voltados para o complemento da aposentadoria por meio de aportes constantes ao longo da vida. Sua renda passiva é gerada pela rentabilidade do capital investido, podendo ser usufruída nos prazos e moldes contratados. É a escolha mais simples para construir a sonhada renda passiva para uma aposentadoria mais tranquila. No entanto, está sujeita a taxas de administração e, pela diversidade de produtos disponíveis, merece análise cautelosa, antes da contratação, sobre as condições oferecidas. Como ponto positivo, pode oferecer benefícios fiscais em relação ao imposto de renda. Para saber mais sobre esta modalidade de previdência, leia nossa dica específica sobre este tema.

Apresentadas algumas das principais formas para constituir renda passiva, você já pode refletir sobre como ela pode contribuir no alcance de seus objetivos de vida. Ao decidir investir em busca da renda passiva, é preciso ter em mente que o tempo é um dos principais fatores para a escolha de sua estratégia. Portanto, é importante começar o quanto antes.

Mas não esqueça: na hora de investir, busque o auxílio de um profissional credenciado!

Achou o conteúdo interessante? Quer saber mais? Acesse a página do Programa de Educação Financeira e conte conosco para uma conversa agradável sobre o tema! Quer agendar um atendimento, contribuir com o programa ou sugerir conteúdo para nossas ações? Então mande seu e-mail para educacaofinanceira@tjsc.jus.br.

Elaboração:
Marcelo Dias e Silva
Equipe do Programa de Educação Financeira
 
Referências:
O que é renda passiva? Disponível em <https://blog.nubank.com.br/o-que-e-renda-passiva/> Acesso em 26 maio 2022.
 
Renda passiva: 7 passos para alcançar a sua independência financeira. Disponível em <https://vainvestir.com.br/renda-passiva-e-independencia-financeira/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=sch:vai-rendapassiva&utm_content=kw28_exp&gclid=Cj0KCQjw1tGUBhDXARIsAIJx01n0Q5Gvna02TtKMNJdERVRVYF-JUet6D1dySyMMuih8nluP8MZ9lhUaAqkdEALw_wcB> Acesso em 30 maio 2022.
 
O que é Renda Passiva e Ativa: qual a melhor e como obter. Disponível em <https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/renda-passiva/> Acesso em 26 maio 2022.
 
Renda Passiva x Renda Ativa: quais são as principais diferenças? Disponível em <https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/financas/renda-passiva-renda-ativa> Acesso em 26 maio 2022.