Segunda Vice-Presidência
Horário de atendimento: das 9h às 19h
 
(48) 3287-3200 (48) 3287-3212
Rua Álvaro Millen da Silveira, n. 208 Torre II - 7º andar, Sala 706, Centro, Florianópolis/SC, CEP 88020-901
Desembargador Carlos Adilson Silva

É natural de Campos Novos, filho de Alcides Silva (in memoriam) e Eva Mary da Silva. É casado com Gláucia Mattos Malagoli. É pai de Raphael, Leonardo e Camila.

Em 1989 ingressou na magistratura catarinense com lotação na comarca de Mafra.

No ano de 1992 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e judicou nas comarcas de São José do Cedro, São Lourenço do Oeste e Joinville.

Em 2009 foi removido ao cargo de Juiz de Direito de Segundo Grau.

Integrou, na qualidade de membro suplente, a Comissão Examinadora da Prova Discursiva do Concurso pra Ingresso na Carreira da Magistratura (Edital n. 408/2010), nos termos da Portaria n. 2/2010.

No ano de 2014 foi promovido ao cargo de Desembargador, atuando, por fim, como integrante da Primeira Câmara de Direito Público.

No biênio 2014/2015, foi designado para compor a Comissão Permanente de Divisão e Organização Judiciarias.

Entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, integrou o Conselho da Magistratura (Portaria GP n. 24, de 19 de fevereiro de 2015).

No biênio 2016/2017, compôs, na qualidade de Presidente, o Conselho de Planejamento e Gestão Estratégica - CPLAN, oportunidade em que também integrou o Conselho de Gestão, Modernização Judiciaria, de Políticas Públicas e Institucionais.

Participou, na qualidade de membro efetivo, da Comissão Examinadora da Quarta Etapa (Prova Oral) do Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura (Edital n. 10/2015), nos termos da Portaria GVP n. 8, de 9 de junho de 2016.

No biênio 2018/2020, assumiu o cargo de 2º Vice-Presidente desta Corte de Justiça.

Competências e Atribuições

Nos termos do art. 16, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

  • Substituir o 1º vice-presidente do Tribunal, acumulando funções, nas faltas e impedimentos deste e sucedê-lo em caso de vacância ocorrida na segunda metade do mandato;
  • Presidir a Comissão Gestora de Precedentes;
  • Compor a Câmara de Recursos Delegados e os conselhos e órgãos colegiados de caráter administrativo criados na estrutura do Poder Judiciário do Estado, nos termos das normas de regência;
  • Processar os recursos ordinários e realizar o juízo de admissibilidade dos recursos extraordinários e especiais, nos termos do Código de Processo Civil, e julgar os respectivos incidentes processuais e as ações incidentais nos feitos de competência das câmaras de direito público e das câmaras criminais;
  • Exercer atribuições delegadas por ato do presidente do Tribunal;
  • Responder administrativamente pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes.
Composição

Secretário Jurídico
Zaira Feuser Lehmkuhl
E-mail: zfl22797@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-3200

Oficial de Gabinete
João Clemente Wuerges
E-mail: joaoclemente@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-3212

Atribuições

  • Auxiliar o 2° Vice-Presidente na organização e administração do Gabinete da 2ª Vice-Presidência, bem assim no mapeamento estatístico de produtividade e cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça;
  • Coordenar e acompanhar as atividades da Assessoria Jurídica da 2ª Vice-Presidência e otimizar o fluxo dos trabalhos em Gabinete;
  • Gerenciar a recepção do Gabinete da 2ª Vice-Presidência, a agenda do 2º Vice-Presidente e a correspondência oficial;
  • Supervisionar todas as decisões e despachos elaborados pela assessoria jurídica a serem apreciados pelo 2º Vice-Presidente.

Assessoria

Atribuições
  • Elaborar estudos, pesquisas e projetos de decisões relacionadas à admissibilidade dos recursos direcionados ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, bem como de despachos diversos, sob a supervisão e orientação da Secretária Jurídica e do Oficial de Gabinete.

Nos termos do art. 16, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o 2º Vice-Presidente responde administrativamente pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes.

Regimentos Internos 

Ordens de Serviço