Dicas de saúde

Voltar Você tem F.o.M.O (Fear of Missing Out)?

Você tem o hábito de checar o celular constantemente? Tem medo de perder algum conteúdo interessante ao se ausentar das redes sociais? Espera ansiosamente para que suas fotos sejam curtidas e/ou comentadas? Caso as respostas sejam sim, fique atento aos sinais da síndrome de F.o.M.O.

Fear of missing out ou medo de perder algo é o nome da síndrome que tem a ansiedade como um dos principais sintomas. A F.o.M.O pode ser definida como o medo de não conseguir acompanhar as atualizações e eventos, compelindo a pessoa a manter-se conectada às redes sociais. Também está relacionada à curiosidade em saber o que os outros estão fazendo, vestindo, comendo, sentindo, etc. Um sinal de alerta para a F.o.M.O é a angústia vivenciada quando sentimos que estamos perdendo alguma coisa.

Alguns sintomas característicos da F.o.M.O são:

  • dedicar muito tempo às redes sociais;
  • usar excessivamente o celular, inclusive durante as refeições, durante o trabalho ou até dirigindo;
  • ter dificuldade em viver o momento e preocupar-se em tirar fotos para publicá-las nas redes sociais;
  • esperar constantemente novas notificações no celular; e
  • aceitar propostas para todas as festas e eventos por medo de se sentir excluído.

Algumas sugestões para minimizar os sintomas e até mesmo para prevenir a síndrome são: reduzir o tempo de uso das mídias sociais; ter em mente que as publicações geralmente refletem momentos de alegria e são apenas um pequeno recorte da realidade; evitar comparar-se com os demais; praticar meditação (aumenta a conexão com o presente e, consequentemente, diminui a ansiedade); e inserir na rotina atividades ao ar livre (longe da tecnologia).

Lembre-se: Apenas um profissional qualificado (psicólogo ou psiquiatra) pode diagnosticar transtornos mentais, além de prescrever o tratamento adequado.

Elaboração:
Diretoria de Saúde
Erika Medeiros Braz
Psicóloga - CRP n. 12/03939