Qual a influência do bom humor no ambiente de trabalho?

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina é considerado, pela natureza de sua atividade, uma instituição séria, que lida diariamente com a solução de conflitos em todos os aspectos do relacionamento humano. Séria no sentido de sua integridade, retidão e importância. No entanto, não significa que as pessoas que nele trabalham devam ser tristes ou sisudas. Muito pelo contrário! Deve-se permitir que demonstrem sua alegria e bom humor, ingredientes fundamentais para o nosso bem-estar.

O comprometimento e a seriedade são fundamentais para que possamos realizar nossas atividades com excelência. No entanto, é importante que venham acompanhados de bom humor.

O bom humor é uma característica das pessoas que vivem de maneira leve, cultivam atitudes de cortesia, são hábeis em desenvolver emoções positivas, recordam com frequência bons momentos e procuram transmitir serenidade e esperança.
Ainda há quem confunda leveza e bom humor com futilidade ou falta de comprometimento. Muitas pessoas param de sorrir no ambiente de trabalho, como se fosse proibido ter alegria ao trabalhar ou como se o sorriso fosse sinônimo de que não estamos levando o trabalho suficientemente a sério. E isso, quanto mais alto o nível hierárquico, normalmente se intensifica. 

Mas trabalho e bom humor não são opostos, são complementares!

Ter bom humor não é somente ser engraçado. Cada um de nós tem um estilo de humor que pode ser flexibilizado para caber em cada contexto ou situação, inclusive, no trabalho. 

O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais, facilita a integração, gera sentimento de pertencimento, ameniza o estresse, reduz resistências e conecta as pessoas. Tudo isso é capaz de melhorar o clima organizacional e a produtividade da equipe.

No desenvolvimento de um ambiente de trabalho bem-humorado e saudável, o gestor, mais uma vez, exerce papel fundamental. Quando praticado pelas lideranças, o bom humor demonstra um lado humanizado e sensível dos gestores. Isso aumenta o nível de confiança e favorece a colaboração e o engajamento da equipe, além de servir de referência capaz de incentivar a mesma postura em toda a equipe.

Além disso, gestores com comportamentos alegres favorecem ambientes propícios para a expressão de ideias, questionamentos e inovação. Esta habilidade estabelece um clima de espontaneidade e alegria, cedendo espaços para a renovação e a melhoria nos processos de trabalho. A irreverência para questionar o existente e deixar para trás o que não serve mais, aliada ao uso do humor para rir dos próprios erros e dificuldades, encoraja os colaboradores a ousarem e inovarem sem o medo da crítica. 

No entanto, é importante ressaltar que o bom humor deve ser utilizado com sensibilidade e respeito. Não se trata de fazer piadas inconvenientes, rir dos colegas ou agir com leviandade. O humor não deve constranger alguém ou ter cunho preconceituoso ou agressivo. É essencial reconhecer as realidades e as dores de todos para não utilizar o humor de forma inadequada.

Encontrar um equilíbrio entre a seriedade e o bom humor é fundamental para o estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável. A seriedade para garantir a concentração, o profissionalismo e a eficiência; e o bom humor para promover a descontração, a motivação e a colaboração. 

A ideia não é criar um exército de piadistas, mas levar para o ambiente de trabalho leveza e alegria. Uma vida desprovida de humor não é apenas menos alegre, mas também menos criativa e produtiva. Pessoas bem-humoradas e sorridentes desencadeiam um clima amigável e participativo no ambiente de trabalho, permitindo que todos se sintam à vontade para se aproximar e interagir. 

E então? Vamos trabalhar com alegria?

Até a próxima dica!

Elaboração: 
Alma Serena Barbosa Satto
Bruna Fernandes Alves Cascais
Jeremias José Madeira Júnior
Marcelo Dias e Silva

Referências:
DICIONÁRIO MICHAELIS. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/serio> Acesso em 06 junho 2023.

BOM HUMOR E O SUCESSO NO AMBIENTE CORPORATIVO. Disponível em: <https://www.insper.edu.br/conhecimento/estrategia-e-gestao/bom-humor-colabora-para-o-sucesso-no-ambiente-corporativo/> Acesso em 06 junho 2023.

BOM HUMOR E SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE CORPORATIVO. Disponível em: <mundorh.com.br/bom-humor-saude-mental-ambiente-corporativo/ https://blog.runrun.it/bom-humor-no-trabalho/> Acesso em 06 junho 2023.

ESTRATÉGIA E GESTÃO. Disponível em: <https://www.insper.edu.br/conhecimento/estrategia-e-gestao/bom-humor-colabora-para-o-sucesso-no-ambiente-corporativo/> Acesso em 10 junho 2023.

DICAS PARA MANTER O BOM HUMOR.  Disponível em: <https://blog.alelo.com.br/como-o-bom-humor-pode-melhorar-a-produtividade-no-ambiente-de-trabalho/> Acesso em 08 junho 2023.

MUNDORH. Disponível em: <https://www.mundorh.com.br/por-que-os-lideres-precisam-de-bom-humor-no-ambiente-corporativo> Acesso em 08 junho 2023.

INFLUÊNCIA DO BOM HUMOR. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/influ%C3%AAncia-do-bom-humor-nas-organiza%C3%A7%C3%B5es-um-estudo> Acesso em 06 junho 2023.

BOM HUMOR NO TRABALHO. Disponível em: <https://blog.runrun.it/bom-humor-no-trabalho/> Acesso em 06 junho 2023.