Consciência corporal, vícios posturais e seus reflexos em uma imagem de autoconfiança

Como está a sua consciência corporal?

Imagem de uma mulher executiva com uma sombra projetada na parede de uma heroína

Você gostaria de ter uma postura mais confiante, de credibilidade e liderança no trabalho e na vida pessoal? Isso é possível, mas é preciso ter em mente que uma boa consciência corporal pode ajudar muito nesse desafio. A consciência corporal, além de melhorar a autoconfiança, permite identificar uma postura ou um hábito incorreto, alertar sobre possíveis sobrecargas em determinada musculatura na execução de alguma atividade rotineira e, principalmente, prevenir uma boa parte das doenças articulares.

Nosso comportamento e ausência da percepção de que algo está errado com nosso corpo também são responsáveis por vícios posturais adquiridos. Alguns fatores externos podem contribuir para mudanças das posições do corpo e alguns desalinhamentos corporais, a exemplo de um ambiente muito frio, em que se adota uma postura mais flexionada, com os membros mais próximos ao corpo, em que os músculos assumem um tônus mais rígido com as articulações, trabalhando em amplitudes reduzidas. Essas respostas fisiológicas automáticas ajudam a preservar a temperatura corporal como forma de autopreservação.

Imagem de quatro corpos com a coluna encolhida e um corpo com a coluna ereta.

Esse é apenas um exemplo de resposta corporal, que, nesse caso, pode salvar nossa vida, porém uma exposição contínua provoca o surgimento de dores musculares e articulares, além do surgimento de alterações posturais mais graves, como a hipercifose, a hiperlordose e a escoliose (modificações nas curvaturas fisiológicas da coluna). Na literatura científica, muitos pesquisadores consideram que mais de 80% das lombalgias são decorrentes de deficiências musculares como encurtamentos e fraquezas, e que os desequilíbrios posturais estão diretamente relacionados a esses fatores.

Lembre-se, portanto, de que nosso corpo se comunica conosco o tempo todo, emite sinais claros e transmite aos outros, por meio de uma linguagem não verbal (postural e gestual), aquilo que queremos mostrar. Alguns especialistas em imagem corporal sugerem que manter a postura ereta com abdome contraído, ombros alinhados, contato visual, mãos visíveis mesmo ao cruzar os braços e queixo elevado para que fique em paralelo aos ombros são posturas que denotam uma imagem de autoconfiança e credibilidade. Então, levar em consideração uma boa consciência corporal não só contribui para a prevenção de problemas posturais, como também traz harmonia ao corpo e ainda pode aumentar a autoconfiança com as chamadas posturas de poder.

Imagem de cinco homens executando tarefas com a postura correta.

Por isso, considere a importância de um programa de exercícios de flexibilidade e força muscular. Isso ajudará na manutenção de uma boa postura e na prevenção de futuras lesões osteomusculares e de desalinhamentos e vícios posturais. De quebra, promoverá mais segurança e autoestima. No seu dia a dia, observe seu corpo, faça pausas durante o trabalho, respeite suas características biomecânicas e priorize seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Curiosidades

Elaboração
Mani Moreira – Fisioterapeuta da Seção de Ergonomia
 
Referências