Você tem tech neck?

Você tem tech neck? Queridinhos de muitos, são de várias cores e tamanhos, estão sempre pedindo nossa atenção e não imaginamos mais a vida sem eles. Se você pensou em cachorro, gato ou algum outro tipo de pet, sentimos informar, mas, infelizmente, não estamos falando de nossos amiguinhos peludos, e sim deles, os smartphones. 

No Brasil, há pouco menos de 10 anos, o uso dos smartphones para acessar a internet já tinha superado o de computadores. A facilidade que esses dispositivos trouxeram para o grande público fez com que seu uso se consolidasse, movimentando uma indústria bilionária, fazendo surgir, a todo momento, novos modelos, novos aplicativos, novas tecnologias e mais e mais funcionalidades que nos fazem ficar literalmente grudados em nossos smartphones ou tablets.

É lógico que “nem tudo são flores na Ilha das Flores”. Ao mesmo tempo em que as facilidades desses dispositivos nos encantaram, seu uso indiscriminado acabou trazendo consequências indesejáveis aos usuários. Dores de cabeça, no pescoço, tendinites em mãos e punhos e desvios posturais. Esses são apenas alguns sintomas e patologias frequentemente associados ao uso dos smartphones. Cabe lembrar que não estamos mencionando os problemas psicológicos e sociais que seu uso patológico pode acarretar.

Estudos de biomecânica avançados constataram que, dependendo da inclinação que utilizamos esses dispositivos, podemos impor uma força de até 27 quilos sobre nossa cervical. Esse peso equivale a um botijão de gás cheio. Pesquisadores americanos já cunharam uma denominação para as afecções causadas pela má postura causada por nossos “amiguinhos retangulares”, ela é conhecida como “tech neck”, pescoço tecnológico em tradução direta. 


Muito bem, acho que já chamamos sua atenção, e para você, que está lendo este texto em seu smartphone, pode ficar tranquilo. Até o final deste, daremos algumas informações e dicas para, pelo menos, começar a rever alguns hábitos, ficar atento a alguns sintomas e, principalmente, afastar de si problemas posturais. 

Fones de ouvidos, sejam eles com ou sem fio, melhoram significativamente o conforto e a postura durante chamadas telefônicas. Nossa tendência em inclinar a cabeça e a necessidade de segurar o aparelho com uma das mãos ou até com o ombro desencadeiam rapidamente dores na região cervical, formigamento em mãos e braços e alguns doloridos torcicolos. 
Outra dica é elevar o aparelho na altura dos olhos, ou mais próximo a ela, durante sua utilização. Isso faz com que o pescoço permaneça em uma posição mais neutra, evitando a sobrecarga da musculatura e uma má postura. Lembre-se de que isso já tem até nome “lá fora”. 

Limite o tempo de utilização de alguns aplicativos em seu celular. Redes sociais, aplicativos de streaming de vídeos e fotos, por exemplo, tendem a prender nossa atenção por mecanismos de “rolagem infinita” e algoritmos, que sabem exatamente aquilo que nos chama a atenção. Defina um horário de utilização ou um tempo máximo diário. Além de fazer bem para sua postura, será ótimo para sua mente. 

Finalmente, ela, a embaixadora da felicidade, nossa diva inconteste da Saúde, a ATIVIDADE FÍSICA. Exercícios regulares, além de fortalecer o corpo, auxiliam em processos essenciais em nosso cérebro, protegendo memória e cognição e favorecendo a sensação de bem-estar. Desligue um pouco a mente, tome um tempo para si, recarregue SUA bateria. E tudo bem se depois de uma boa caminhada você postar “#Hoje tá pago!”. 

Leonardo Passos 
Fisioterapeuta 
CREFITO 286556 


Fontes: 
https://utswmed.org/medblog/tech-neck-pain-treatments/  
https://www.ecycle.com.br/sindrome-do-pescoco-de-texto/               https://abciber.org.br/publicacoes/livro3/textos/geracao_cabecabaixa_saude_e_comportamento_dos_jovens_no_uso_das_tecnologias_moveis_glaukus_regia ni_bueno.pdf