Academia Judicial abre inscrições para curso sobre o Plano Pena Justa e a atuação judicial no ciclo penal - Academia Judicial - Poder Judiciário de Santa Catarina
Academia Judicial abre inscrições para curso sobre o Plano Pena Justa e a atuação judicial no ciclo penal
Estão abertas as inscrições para o curso Pena Justa e o Ciclo Penal: formação judicial integrada, que será realizado no período de 7 a 16 de julho de 2026, na modalidade virtual síncrona, através da plataforma de ensino à distância da Academia Judicial.
O curso tem carga horária de 12 horas e apresenta aos participantes o Pena Justa, como política judicial estruturante e transversal. Lançado em fevereiro de 2025, após determinação do Supremo Tribunal Federal, o Pena Justa constitui-se como um plano nacional, executado em parceria com diversas instituições dos diferentes níveis federativos e da sociedade civil, e tem como objetivo enfrentar a crise estrutural e a superlotação nos presídios. Ele atua em todo o ciclo penal, desde a entrada do indivíduo no sistema prisional até a sua saída e reintegração social, e é coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
São ofertadas 100 vagas, destinadas a magistrados(as); servidores(as) e estagiários do PJSC. O objetivo é que ao final do curso, os participantes estejam aptos a tomar decisões judiciais qualificadas no ciclo penal, à luz do Plano Pena Justa, das diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e dos princípios de direitos humanos, promovendo o uso racional da prisão, a prevenção de violações e o fortalecimento das políticas públicas penais e de cidadania.
As aulas serão realizadas nos dias 7, 9, 14 e 16 de julho de 2026, no período das 9h às 12 horas, e ministradas pelos magistrados Rafael Araújo Rios Schmitt; Cláudia Ribas Marinho; Paula Botke e Silva e Eduardo Veiga Vidal, todos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
As inscrições deverão ser feitas no site da Academia Judicial até o dia 29 de junho de 2026. Havendo um número de interessados maior que o quantitativo de vagas ofertadas, será realizado sorteio. Confira abaixo o conteúdo programático.
Unidade 01 – Prevenção à Tortura
1.1. Conceitos, tipologias e marcos normativos sobre tortura e tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes;
1.2. Atuação judicial preventiva e responsiva;
1.3. Diretrizes nacionais sobre fluxos de registro, apuração e responsabilização de casos de mortes no sistema prisional.
Unidade 02 – Execução Penal e Políticas de Cidadania
2.1. Fundamentos da execução penal orientada por direitos humanos;
2.2. Políticas de Saúde, Educação, Trabalho e Assistência Social para as pessoas privadas de liberdade;
2.3. Gestão das Varas de Execução Penal;
2.4. Atenção especializada às pessoas pré-egressas e egressas do sistema prisional;
2.5. Articulação interinstitucional e políticas públicas no âmbito da execução penal.
Unidade 03 – Populações com Vulnerabilidade Acrescida no Ciclo Penal
3.1. Enfrentamento do racismo institucional;
3.2. Tomada de decisão nos casos de mulheres, mães, pais e responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência;
3.3. Protocolo de julgamento com perspectiva de gênero e raça;
3.4. Populações vulnerabilizadas e seletividade penal.
Unidade 04 – Saúde Mental
4.1. Saúde mental no ciclo penal;
4.2. Política Antimanicomial e alternativas à internação;
4.3. Interface entre sistema de justiça, saúde e assistência social;
4.4. Política sobre drogas, ações de saúde e de proteção social.
Unidade 05 – Inspeções Judiciais
5.1. Inspeções judiciais como instrumento de controle institucional;
5.2. Regulação de vagas e ocupação prisional taxativa;
5.3. Nova metodologia de inspeção judicial em estabelecimentos prisionais;
5.4. Arquitetura prisional e seus parâmetros para os diferentes estabelecimentos, regimes e condições climáticas.
Unidade 6 – Audiências de Custódia, Prisão Preventiva e Medidas Diversas da Prisão
6.1. Fundamentos normativos e finalidades da audiência de custódia;
6.2. Tomada de decisão nos casos de tráfico de drogas;
6.3. Aplicação do protocolo de julgamento com perspectiva étnico-racial;
6.4. Parâmetros para decretação e revisão da prisão preventiva;
6.5. Medidas cautelares diversas da prisão: fundamentos legais e critérios de aplicação;
6.6. Medidas diversas da prisão nos casos de tráfico de drogas;
6.7. Uso racional da prisão e alternativas penais no enfrentamento do encarceramento em massa;
6.8. Audiência de custódia como instrumento de prevenção à tortura e ao encarceramento ilegal.