Academia Judicial celebra conclusão de mestrado profissional em Administração voltado ao PJSC - Academia Judicial - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Academia Judicial celebra conclusão de mestrado profissional em Administração voltado ao PJSC

29 maio 2026 | 19h30min

O mês de maio encerra-se com uma conquista importante no âmbito da política permanente de formação e qualificação desenvolvida pela Academia Judicia: o término das defesas das dissertações, ocorrida na última terça-feira (26/5), e a consequente conclusão da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração. O programa é ofertado em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Convênio n. 58/2023. 

O projeto teve como objetivo a capacitação de magistrados vitalícios e servidores efetivos do PJSC, com ênfase na produção de conhecimento aplicado à gestão pública e ao aprimoramento institucional. Com duração de 24 meses, o curso foi iniciado em 2024, com aulas ministradas na sede da Academia Judicial, em Florianópolis.

A formação contemplou atividades acadêmicas, pesquisa aplicada e desenvolvimento de dissertações voltadas aos desafios contemporâneos da administração pública e da gestão judiciária. Os trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos abordaram temas estratégicos para o Poder Judiciário catarinense, como inovação, inteligência artificial, gestão de riscos, transparência institucional, gestão do conhecimento, judicialização da saúde, inclusão, experiência do usuário e indicadores de desempenho.

Entre os trabalhos apresentados, Alessandra Gramkow Hammes analisou as dimensões de transparência e responsividade na Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, sob orientação da professora Paula Chies Schommer. A servidora Fernanda do Nascimento Muller de Villamartin, sob orientação da professora Dannyela da Cunha Lemos, dedicou-se ao estudo da adoção do sistema judicial Eproc como ferramenta de inovação no Judiciário catarinense.

Na área de gestão institucional, Izabel Cristina Ricardo apresentou uma proposta de matriz de riscos para a Diretoria de Orçamento e Finanças do PJSC, a partir da ótica da Teoria Contingencial, sob orientação do professor Paulo Roberto da Cunha. A servidora Luzmarina Rocesski, orientada pelo professor Denilson Sell, elaborou um plano de iniciativas de gestão do conhecimento para a Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal.

A temática da inovação tecnológica esteve presente na pesquisa de Rafael Ulguim da Rosa Oliveira, que avaliou o grau de maturidade em inteligência artificial no Poder Judiciário de Santa Catarina, sob orientação do professor Julíbio David Ardigo. Já Rodrigo de Quadros Guidi apresentou estudo sobre a judicialização da saúde, propondo a sistematização de diretrizes ao Judiciário catarinense, com orientação do professor Leonardo Secchi.

Tatiana Fedrigo Dutra desenvolveu uma análise multicritério voltada à perspectiva do usuário no Portal do Poder Judiciário catarinense, sob orientação do professor Júlio da Silva Dias. Por sua vez, Vinícius Araújo, orientado pelo professor Fabiano Maury Raupp, propôs indicadores de desempenho baseados em informações de custos para subsidiar a tomada de decisão no Tribunal. 

Também integram a relação de concluintes Alessandra Oliveira Pereira e Gabrielle Lorea Gomes, ambas sob orientação da professora Graziela Dias Alperstedt. Alessandra pesquisou a promoção da inclusão no TJSC a partir do Programa Mães do Judiciário, enquanto Gabrielle abordou inovações nos oficialatos de justiça diante dos desafios contemporâneos.

As dissertações ficarão hospedados no repositório da UDESC.

A experiência da primeira turma consolida a relevância da cooperação acadêmica entre as instituições e demonstra o potencial da pesquisa aplicada para contribuir diretamente com o aperfeiçoamento da gestão judiciária no Estado.

Copiar o link desta notícia.