Programação - Gestão Socioambiental - Poder Judiciário de Santa Catarina

Programação

EXPOSIÇÃO VISUAL "LÍNGUAS INDÍGENAS: LEGADO CULTURAL"
TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Você sabia que dos municípios onde há comarcas do Poder Judiciário, mais de trinta possuem nome de proveniência indígena? Nomes da fauna e da flora, de alimentos e de cidades são marcas da conexão entre o legado cultural dos povos originários brasileiros e o cotidiano atual. Sob a supervisão de Kuaray Tchondaro, vice-cacique e professor da Aldeia Guarani M'Biguaçu, a exposição visual retoma as letras que contam uma história por vezes esquecida.A exposição é realizada pela Secretaria de Gestão Socioambiental em parceria com o Museu do Judiciário.
Local: hall de entrada da Torre I
Data: 3 a 28 de junho, das 8 às 19 horas

 

AÇÃO TEMÁTICA "LÍNGUAS E CULTURA INDÍGENA EM FOCO"
NO SITE DO EVENTO

Para complementar a exposição visual sobre o legado cultural das línguas indígenas, a página eletronica do evento apresentará informações ricas e interessantes sobre as línguas indígenas e a cultura dos povos que as utilizam, no decorrer da X Semana do Meio Ambiente.
Local: site do evento - www.tjsc.jus.br/sma
Data: 3 a 7 de junho


AÇÃO TEMÁTICA "CULINÁRIA INDÍGENA NA MESA"
Restaurante localizado no TJSC

O restaurante Mais Natural terá almoço temático inspirado na culinária indígena e combinará aos pratos itens como tucupi, tacacá, jambu, cará e beiju.

O chef de cozinha do restaurante, Cristhiano Andreghetto, conhecedor das iguarias originárias da terra brasileira, recorda a história culinária antes da chegada dos portugueses: "a carta de Pero Vaz de Caminha já apresentava os alimentos alheios à cultura portuguesa. A alimentação dos povos indígenas era (e em muitas culturas continua sendo) à base de peixe, de frutas, de variados tipos de palmito e de mandioca. Ressaltavam-se também os crustáceos, a carne de caça, os moluscos, as pimentas amarela e vermelha, as abóboras e o caldo de peixe. No costume indígena, a caça era assada e o peixe era assado ou cozido".

Local: Restaurante Mais Natural, no térreo da Torre I
Data: 5 de junho. O cardápio do dia e os valores do buffet a quilo devem ser verificados com o restaurante.

 

CULTURA INDÍGENA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O OLHAR DOS POVOS INDÍGENAS SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário está integrada à Semana da Conscientização Ambiental em Florianópolis, junto de outros órgãos públicos e organizações locais que também estão abordando a temática das culturas indígenas, conforme indicado pela Organização das Nações Unidades para o ano de 2019, 

A Semana de Conscientização Ambiental é um evento interinstitucional realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental- GTEA, órgão vinculado à Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.

Na abertura da Semana de Conscientização Ambiental, evento interinstitucional de Florianópolis, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC organiza o seminário "Cultura Indígena e educação ambiental: o olhar dos povos indígenas sobre o processo educativo". No evento, representantes dos três principais grupos indígenas do Estado estarão presentes: kaingang, xokleng e guarani.

Local: Assembleia Legislativa.
Data: 3 de junho, das 7:30 às 18 horas.

Inscrições no local ou on-line em http://escola.alesc.sc.gov.br

BAIXE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


EXPOSIÇÃO DE ITENS DE UPCYCLING
COMARCA DE ABELARDO LUZ

Tecidos e roupas antigas são reformados e se transformam em chinelos novos e bonitos para que voltem ao uso. É o que irão mostrar os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Local: hall de entrada da Comarca de Abelardo Luz
Data: de 3 a 7 de junho, das 12 às 19 horas.


VISITA À ALDEIA BUGIO EM JOSÉ BOITEUX
COMARCA DE IBIRAMA

Um grupo de servidores e magistrados da comarca de Ibirama farão uma visita à Aldeia Bugio, reserva indígena Laklãnõ/Xokleng localizada em José Boiteux. A visita inclui a trilha de Sapopoema, com extensão de 1800m, em parte remanescente da Mata Atlântica. Altitude: 900-950m. Na aldeia, serão realizadas as seguintes atividades com os indígenas: Visita a cabana Laklãnõ Xokleng; Visita ao memorial da aldeia; Conhecer o artesanato indígena; Saborear a comida típica, o Kapug; Ouvir canções e histórias no idioma indígena.O número de participantes é ilimitado e o custeio é de responsabilidade do participante.
Local: Comarca de Ibirama
Data: 1º de junho, sábado, com saída às 9:00 horas do pátio do fórum.


DISTRIBUIÇÃO DE BLOCOS DE RECADOS DE PAPEL REUTILIZADO
COMARCA DE MONDAÍ

Durante a semana do evento, a Secretaria do Foro irá distribuir em todos os setores blocos de papel feitos com o papel A4 reutilizado.

Local: setores da comarca
Data: 3 a 7 de junho


MURAL INFORMATIVO E ENTREGA DE MUDAS
COMARCA DE PRESIDENTE GETÚLIO

Em mural, serão dispostas informações úteis sobre meio ambiente e a importância do plantio de árvores. Haverá entrega de mudas de árvores às pessoas que transitarem pelo Fórum.

Local: mural de recados da comarca
Data: 3 a 7 de junho.


ARRECADAÇÃO DE EMBALAGENS
COMARCA DE PRESIDENTE GETÚLIO

Arrecadação de embalagens vazias e limpas, tais como: caixas tetrapak, copos de plástico, pacote de café, potes plásticos. Os itens serão doados para um agricultor que as utilizará para plantar novas mudas.
Local: verificar com a Secretaria do Foro
Data: 3 a 7 de junho.


REFORÇO DE BOAS PRÁTICAS NA COMARCA
COMARCA DE PRESIDENTE GETÚLIO

Os funcionários serão convidados a assumir o compromisso de não utilizar copos plásticos, de não deixar luz acessa ou ar condicionado ligado quando as salas estiverem vazias, de poupar água, de separar o lixo, de desligar o PC ao sair, entre outros. Também serão incentivados a participar da "Cerimônia de Plantio da Árvore no Fórum" e a trazer uma planta para alegrar o ambiente de trabalho.
Local: em todos os setores
Data: 3 a 7 de junho.


DOAÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS
COMARCA DE SÃO BENTO DO SUL

Com o apoio do horto municipal, serão doados um cento de mudas de árvores frutíferas.
Local: hall de entrada da Comarca de São Bento do Sul
Data: de 3 a 7 de junho, das 12 às 19 horas.

 

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DE MATERIAL RECICLÁVEL
COMARCA DE SÃO BENTO DO SUL

Produtos artesanais feitos com ovelha de lã reutilizada pelas APAEs de Campo Alegre e de São Bento do Sul.
Local: hall de entrada da Comarca de São Bento do Sul
Data: de 3 a 7 de junho, das 12 às 19 horas.


DOAÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES FRUTÍFERAS
COMARCA DE TIMBÓ

Com o apoio do horto florestal e da prefeitura municipal de Timbó, mudas de árvores frutíferas estarão disponíveis para doação aos funcionários do fórum, aos advogados e à comunidade.
Local: hall de entrada da Comarca de Timbó
Data: de 3 a 7 de junho, das 12 às 19 horas.

 

RECOLHIMENTO DE MATERIAIS DE EXPEDIENTE SEM USO OU SOBRESSALENTES
COMARCA DE TIMBÓ
 
Serão disponibilizadas durante toda a semana caixas específicas para o descarte de material de expediente danificado, sem uso, ou sobressalente, tais como: grampeadores, perfuradores, carimbos, canetas, lápis, envelopes, pacotes de etiquetas, elásticos, papéis inservíveis, caixas, etc. A ideia é, ao final, dar a destinação correta e ecológica ou reaproveitar os materiais que, por conta das atribuições do dia a dia, acabam acumulando em nosso local de trabalho.
Local: setores da Comarca de São Bento do Sul
Data: de 3 a 7 de junho, das 12 às 19 horas.

 

PALESTRA DOS PROJETOS "NOSSO AMIGO" E ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE ANIMAIS "REFÚGIO ANIMAL"
COMARCA DE TIMBÓ
 
No Fórum de Timbó há o recolhimento permanente de tampinhas plásticas em parceria com o Ministério Público para doação aos Projetos Nosso Amigo, de Timbó, e Associação de Animais Refúgio Animal, de Indaial. As organizações atuam no recolhimento de cães de rua para castração, medicação e doação. As tampinhas são convertidas em dinheiro para compra de ração e medicamentos. Durante a Semana do Meio Ambiente, as representantes dos projetos realizarão uma palestra para servidores, autoridades, estagiários e colaboradores do fórum. O objetivo é repassar os números alcançados no atendimento aos animais, as ações planejadas para o ano e demais informações pertinentes.
Local: salão do júri da Comarca de São Bento do Sul
Data: a ser definida.
Nó: svmlx-liferay-07:8080
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.