A Academia Judicial (AJ) concluiu neste mês a terceira turma do curso Inteligência Artificial Aplicada, voltado a magistrados e magistradas do primeiro grau. A capacitação integra um conjunto de ações formativas que prepara magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) para o uso responsável, ético e seguro da inteligência artificial, em consonância com as diretrizes institucionais do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e em benefício dos usuários do Judiciário catarinense.
Somente em 2026, a AJ já promoveu 20 turmas presenciais dedicadas ao tema, além de manter disponível, durante todo o ano, um curso autoinstrucional sobre inteligência artificial. Outras duas turmas já estão previstas, o que vai perfazer o total de 22 ações formativas específicas na área.
Entre as iniciativas já realizadas estão 10 turmas do curso Inteligência Artificial Aplicada para o Segundo Grau, três turmas de Inteligência Artificial Aplicada para o Primeiro Grau, cinco turmas do projeto-piloto Inteligência Artificial Aplicada no Contexto Forense, desenvolvido em Joinville, e uma turma do curso Aspectos Relevantes no Uso de IA por Desembargadores. Desde janeiro, também permanece disponível o curso autoinstrucional Introdução à Inteligência Artificial no PJSC, que pode ser acessado a qualquer momento pelos integrantes da instituição e que fica disponível na plataforma de ensino da AJ até o final do ano.
O curso autoinstrucional Introdução à Inteligência Artificial no PJSC reúne conteúdos produzidos pela própria AJ e materiais da iniciativa FluêncIA, da Microsoft, que apresenta conceitos fundamentais e aplicações práticas da inteligência artificial em ambientes corporativos, inclusive recursos como o Microsoft Copilot.
A programação continuará ao longo do ano. Em agosto, estão previstas uma nova turma do curso Aspectos Relevantes no Uso de IA por Desembargadores e uma edição do Sextas do Saber voltada à inteligência artificial como ferramenta de apoio à decisão judicial.
Com esse conjunto de iniciativas, a Academia Judicial consolida sua atuação como referência na capacitação para o uso da inteligência artificial no âmbito do PJSC, de forma a promover uma cultura de inovação alinhada aos princípios de segurança, transparência, responsabilidade e ética, que orientam a transformação digital da instituição e qualificam magistrados e servidores diante dos avanços tecnológicos. A conclusão desta 3ª turma ocorreu na última sexta-feira, 3 de julho.