Acadêmicos de Direito conhecem rotina e estrutura do fórum da comarca de Joinville - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Acadêmicos de Direito conhecem rotina e estrutura do fórum da comarca de Joinville

Visitas técnicas aproximaram estudantes da prática jurídica e permitiram conhecer espaços e atividades do Judiciário

21 setembro 2026 | 15h10min

Conhecer os espaços onde a Justiça acontece, observar a rotina de trabalho e conversar com profissionais que atuam diariamente na prestação jurisdicional. Com esse propósito, acadêmicos de dois cursos de Direito participaram de visitas técnicas ao Fórum Central da comarca de Joinville. As atividades proporcionaram aos estudantes um contato mais próximo com a realidade do Poder Judiciário de Santa Catarina e com as diferentes funções desempenhadas no ambiente forense.

Durante a atividade, os acadêmicos conheceram gabinetes, cartórios, Tribunal do Júri, biblioteca e central de mandados. A visita também permitiu compreender o funcionamento das diferentes unidades, além de conhecer as áreas de atuação, competências das varas e órgãos que auxiliam na prestação jurisdicional.

Foto horizontal: grupo de participantes posa para foto durante visita institucional, reunido em sala de atividades. 

O diretor do Foro Central de Joinville, juiz Fernando Speck de Souza, destacou a satisfação em receber os estudantes e a importância de mostrar a eles que a atuação jurídica vai além do conhecimento técnico. “Receber os alunos no Fórum de Joinville foi uma grande satisfação. Mais do que conhecer a estrutura do Poder Judiciário, espero que a visita tenha permitido perceber que, por trás de cada processo, há uma história humana que espera uma resposta da Justiça. Aos estudantes, procurei transmitir, sobretudo, a ideia de que a magistratura, assim como as demais carreiras jurídicas, exige estudo, responsabilidade e permanente compromisso com as pessoas”, afirmou.

O chefe da secretaria, Luiz Fernando de Oliveira Fernandes, também ressaltou a importância de aproximar os acadêmicos da realidade encontrada no dia a dia do fórum. Para ele, o contato com o ambiente profissional permite complementar a formação recebida em sala de aula e compreender melhor como os conhecimentos jurídicos são aplicados na prática.

Foto horizontal: grupo de participantes posa para foto durante visita institucional a uma unidade do Poder Judiciário. 

A primeira visita ocorreu no dia 11, quando cerca de 30 acadêmicos do curso de Direito da Faculdade de Direito INESA estiveram no fórum. Os estudantes do 6º e do 8º semestre participam da disciplina do Núcleo de Práticas Jurídicas, acompanhados dos professores Júlia Strunck e Rodrigo Corrêa Bezerra da Costa.

Para a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito INESA, Júlia Strunck, a experiência possibilitou aos estudantes vivenciar a rotina do Judiciário e ter contato com ambientes nos quais poderão atuar profissionalmente após a graduação. “Foi uma experiência muito gratificante, pois os alunos puderam vivenciar a rotina do Poder Judiciário, conhecer as áreas de atuação, as competências das varas e os órgãos que auxiliam no funcionamento da Justiça. Esse contato com o ambiente forense também possibilita que eles reconheçam, na prática, espaços nos quais poderão atuar profissionalmente depois da graduação”, destacou.

Foto horizontal: grupo de participantes posa para foto em sala de audiência durante visita institucional ao Poder Judiciário. 

Já nesta sexta-feira, dia 18, o Fórum de Joinville recebeu um grupo de estudantes do 4º e do 5º ano da Associação Catarinense de Ensino. A atividade marcou a primeira visita técnica da turma ao fórum local. Segundo a professora de Práticas Jurídicas da instituição, Cristina Alves Rabelo, a visita foi uma experiência muito gratificante, especialmente por ser o primeiro contato técnico da turma com o fórum. Para ela, conhecer os espaços e conversar com um magistrado tornou a atividade ainda mais importante para a formação dos acadêmicos.

Copiar o link desta notícia.


Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s: