Adolescentes do Novos Caminhos visitam centro de inovação em Jaraguá do Sul - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Adolescentes do Novos Caminhos visitam centro de inovação em Jaraguá do Sul

Grupo conheceu empresas, projetos e oportunidades durante visita técnica

15 Maio 2025 | 14h38min
  • Infância e Juventude

Descobrir novos caminhos também passa por conhecer novas realidades. Em uma experiência transformadora, adolescentes de 13 a 18 anos vinculados ao programa Novos Caminhos exploraram de perto nesta semana (12/5) o ecossistema criativo e empreendedor do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, para o desenvolvimento de novos negócios.

A visita técnica foi acompanhada pela juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Jaraguá do Sul; pela assistente social Ana Paula Fardin Soares, interlocutora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); e por Juciane Susan Benedet Martins de Almeida, interlocutora da FIESC, ambas da região do Vale do Itapocu.

Durante o passeio, os jovens tiveram contato com mais de 35 empresas instaladas no Centro, além de conhecerem um projeto piloto de educação infantil. A proposta foi aproximá-los de espaços de trabalho inovadores e inspirá-los quanto às diversas possibilidades de atuação profissional. O Centro de Inovação acolhe empresas em início de trajetória, empreendedores e empresas de base tecnológica que desenvolvem pesquisa para desenvolvimento de softwares, hardwares e tudo o que envolve algum tipo de tecnologia.

Para o diretor executivo do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Nelson de Almeida Netto, a visita dos adolescentes do programa Novos Caminhos foi fundamental para promover uma renovação na perspectiva deles sobre o mundo do trabalho. “Apresentar novas tipologias de emprego, diferentes tipos de empresas, até para sair do tradicional, o escritório ou a indústria ou trabalho em produção em série, e mostrar que existem outros ambientes que também são de empresas, indústrias e negócios, mas que têm uma tipologia, um movimento diferente, uma velocidade diferente. Hoje, uma empresa no centro de inovação, ela tem interação com outras empresas na porta do lado. Então, quando você vê uma grande empresa estabelecida no mercado tradicional, ela tem distância, tem limites, tem cercas, tem separações, o que impede a interação dos pesquisadores, dos profissionais, dos engenheiros, e esse impeditivo faz com que a empresa se foque na sua produção”, destaca.


 

A juíza Daniela Morelli destacou o valor social da iniciativa: “Ao mesmo tempo em que possibilita aos jovens conhecerem diferentes espaços de trabalho e ramos de atuação, as visitas técnicas nas empresas permitem que os empresários tenham contato direto com o público do programa Novos Caminhos, abrindo suas portas a fim de garantir aprendizado e empregabilidade aos jovens em situação de acolhimento ou que já estiveram acolhidos”. A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Novos Caminhos com foco na construção de trajetórias mais autônomas, seguras e cidadãs para adolescentes em situação de acolhimento institucional.

A interlocutora do Novos Caminhos Ana Paula Fardin Soares ressaltou a importância dessas visitas, que são fontes valiosas de conhecimento e proporcionam aos adolescentes a oportunidade de observar como funcionam as empresas, o que produzem, como as pessoas se relacionam e de que forma contribuem para a sustentabilidade do planeta. “Tais visitas também aquecem a esperança de um futuro promissor por se sentirem capazes de fazer o que outros já fazem. É inclusive uma oportunidade para começarem a fazer suas escolhas futuras”, enfatiza.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), com a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Os jovens atendidos são acompanhados individualmente e encaminhados para atividades de escolarização, profissionalização e desenvolvimento pessoal. A formação técnica e complementar é oferecida por instituições como SESI, SENAI, SENAC, SESC, SENAR e CIEE/SC, ligadas aos sistemas FIESC, Fecomércio e FAESC.

Depois da capacitação, os adolescentes são inseridos no mundo do trabalho de forma gradual e responsável. Para isso, o programa também atua na sensibilização do setor empresarial, incentivando-o a abrir oportunidades e a integrar essa rede de transformação social.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080