Arquivo Central do Judiciário de SC recebe visita do TRT para troca de boas práticas - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa fortalece cooperação entre tribunais e promove melhor gestão documental
Uma equipe da área de gestão documental do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) fez uma visita técnica ao Arquivo Central do Poder Judiciário catarinense na quarta-feira, 30 de julho. Os servidores conheceram a estrutura e os procedimentos utilizados pelo Tribunal de Justiça para gerir seu acervo de processos arquivados, com destaque para o modelo de gestão de pessoas e as ações voltadas à preservação de autos físicos.
A iniciativa dá continuidade às ações de cooperação entre as instituições. No dia 17 de julho, servidores do TJSC que atuam em procedimentos e operações técnicas relacionadas à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos estiveram no TRT-SC para conhecer o funcionamento e as práticas adotadas naquela Justiça especializada.
Na ocasião, a equipe conheceu em detalhes as práticas de eliminação de processos físicos e os métodos de armazenamento e conservação do acervo. Durante a visita, foi apresentada a implementação de um selo “Acervo Histórico” — iniciativa que busca identificar e preservar processos com valor histórico. A marcação aplicada a documentos, processos ou outros materiais é uma fonte importante de informação para pesquisas e poderá ser adotada também na Justiça catarinense.
“Esta troca de experiências e boas práticas fortalece a integração entre as equipes que atuam nessa atividade essencial nos tribunais, além de abrir caminho para a construção de estratégias conjuntas de preservação de documentos, contribuindo para a modernização e a valorização da gestão documental nas respectivas instituições”, afirma Ricardo França, responsável pela Diretoria de Gestão Documental e Memória (DGDM), do TJSC.
Integraram a equipe do TRT-SC Jefferson Corbari, diretor da Secretaria de Gestão Judiciária; Alexandre Ribeiro, coordenador de Gestão Documental; Simone Dalcin e Luana de Mello, chefe e estagiária da Seção de Gestão da Memória. No TJSC, o diretor Ricardo França, o chefe da Divisão de Arquivo, Marcos Rodolfo da Silva, e as assessoras técnicas Flávia de Martins Faria Vieira e Crysthiane Melina Alves recepcionaram os visitantes.