Bombeiros que atuam no TJSC visitam Arquivo Central para elaborar plano de contingência - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Equipe avaliou riscos, sistemas preventivos e ações de treinamento para proteger o acervo
O Arquivo Central do Poder Judiciário de Santa Catarina, em Palhoça, recebeu nesta segunda-feira, 11 de agosto, a visita de representantes da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar que atuam no TJSC. A atividade fez parte das ações de elaboração do plano de contingência do Tribunal, que tem por objetivo estabelecer procedimentos para enfrentar situações de emergência no âmbito do Judiciário catarinense.
A visita teve como objetivo conhecer de perto os riscos das edificações, verificar os sistemas preventivos contra incêndio já instalados e avaliar a proposta de um plano de emergência específico para o Arquivo Central. O espaço preserva cerca de 10 milhões de processos judiciais físicos e 5 milhões de processos e documentos administrativos, armazenados em 583.398 caixas. Distribuídos em mais de 10 quilômetros de corredores, esses acervos estão guardados em duas edificações na cidade de Palhoça.
A Diretoria de Gestão Documental e Memória sugeriu a criação deste plano próprio para o local em razão da relevância dos materiais armazenados. Durante a inspeção, foram debatidos também cronogramas de treinamento para os servidores que atuam no espaço.
Participaram da visita o chefe da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Fabiano Bastos das Neves, e o diretor de Gestão Documental e Memória, Ricardo Albino França. Eles foram recebidos pelo chefe da Divisão de Arquivo, Marcos Rodolfo da Silva.