Voltar Campanha Sinal Vermelho para a Violência atrai ampla rede de parceiros em Santa Catarina

A ampla repercussão da campanha Sinal Vermelho para a Violência garantiu a adesão de novos estabelecimentos parceiros no enfrentamento da violência doméstica em Santa Catarina. Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que consiste em estabelecer condições para que as mulheres possam denunciar agressões em farmácias e drogarias vinculadas à campanha.

De acordo com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina, pelo menos 17 empresas do ramo farmacêutico, incluindo grandes redes e suas respectivas unidades, já foram incluídas no cadastro da ação. Todos os estabelecimentos são orientados a colocar um pôster (de mão com um xis vermelho) na entrada das lojas para identificar a participação na campanha.

O procedimento funciona assim: em farmácias e drogarias previamente cadastradas, a vítima fará um xis com batom vermelho (ou com qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostrará ao atendente. Este acionará a Polícia Militar. Antes disso, essas farmácias receberão uma cartilha e um tutorial em formato visual explicando os caminhos a serem seguidos, com orientações detalhadas de como atender a vítima e como acionar a polícia, sempre de acordo com o protocolo preestabelecido.

ESTABELECIMENTOS QUE ADERIRAM À CAMPANHA

- Kefarma (Lagoa - Florianópolis)

- Drogaria Catarinense e Preço Popular, com 294 unidades no Estado

- Farmácia Santa Catarina (Mafra)

- Usifarma Capivari (Capivari de Baixo)

- Farmácia Oxford (São Bento do Sul)

- Farmácia Ritorna (Biguaçu)

- Sesi Farmácias

- Farmácia Vera Cruz (Tubarão)

- Farmácia Brasil Poupa Lar (Costeira - Florianópolis)

- SB Comercial (Itajaí)

- AM Comércio de Medicamentos (Camboriú)

- Farmácia Mais Popular (Itapema)

- Farmácia Qualifar (Balneário Camboriú)

- Farma Sete (Blumenau)

- Drogaria e Farmácia Tateline (Balneário Camboriú)

- R Plus Comércio Varejista (Porto União)

- Farmanova (Rio dos Cedros e Timbó)

COMO PARTICIPAR

Qualquer estabelecimento pode participar da campanha. Basta entrar em contato com a Cevid pelo e-mail cevid@tjsc.jus.br ou telefone 3287-2636 para assinar o termo de adesão. Assim que assinado o termo, é feita a remessa do material de capacitação e treinamento. Mais informações no site da campanha.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.