Capacitação em inteligência artificial reúne magistrados e servidores do Vale do Itajaí - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Capacitação em inteligência artificial reúne magistrados e servidores do Vale do Itajaí

Iniciativa busca preparar profissionais para uso estratégico e responsável da tecnologia

06 Agosto 2025 | 14h15min

Com o objetivo de preparar profissionais do Judiciário para o uso ético, seguro e eficiente da inteligência artificial nas rotinas de trabalho, teve início nesta quarta-feira (6/8), em Blumenau, o curso “Inteligência Artificial Aplicada – Região do Vale do Itajaí”. A formação, promovida pela Academia Judicial em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), segue até quinta-feira (7), com duas turmas por turno. Cada grupo reúne cerca de 30 participantes entre magistrados e servidores de 14 comarcas da região. O curso, com carga de quatro horas, é presencial e acontece no Hotel Quality Blumenau.

A capacitação tem como foco o uso responsável da inteligência artificial (IA) nas rotinas do Judiciário, visando à melhoria da produtividade, da celeridade processual e da qualidade na prestação jurisdicional. Entre os temas abordados estão os conceitos fundamentais de IA, privacidade e proteção de dados, implicações éticas e aplicações práticas da tecnologia no contexto jurídico.

O diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Felipe Schuch, participou da abertura do curso, reforçando a importância da qualificação contínua dos quadros do Poder Judiciário frente aos desafios da era digital.

“O Tribunal de Justiça e a Academia Judicial têm uma preocupação muito grande em fazer com que a ferramenta de inteligência artificial generativa seja utilizada nos nossos trabalhos diários, tanto judiciais como administrativos, de forma responsável, ética e eficiente. Nós temos a preocupação de formar todo o nosso corpo profissional para lidar adequadamente com essa tecnologia, que é muito boa, pode ajudar muito, mas não substitui o ser humano. Ela é uma ferramenta. Nós temos que ter consciência disso e trabalhar para que ela seja nossa grande aliada”, enfatizou.

A formação em Blumenau será conduzida pela juíza Joana Ribeiro, da comarca de Brusque, com apoio do servidor Pedro Gustavo Zimermann, da comarca de Blumenau. Participaram desta edição representantes das comarcas de Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Ituporanga, Rio do Oeste, Indaial, Ascurra, Ibirama, Presidente Getúlio, Timbó, Pomerode, Taió, Rio do Campo e Trombudo Central.

Depois de capacitar unidades do segundo grau em 2024, o TJSC deu início, em 2025, às turmas do primeiro grau de jurisdição. As edições realizadas em Blumenau compõem quatro das 33 turmas previstas para este ciclo de formação, que pretende alcançar mais de 800 magistrados e servidores em todo o Estado. A iniciativa integra o programa de implantação da inteligência artificial no PJSC, que busca utilizar a tecnologia de forma estratégica, liberando a força de trabalho humana para atividades que exigem raciocínio crítico e tomada de decisão.

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080