Voltar Cevid conhece o Protocolo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Meleiro

A comarca de Meleiro realizou neste mês o II Seminário sobre Violência Doméstica. Na oportunidade, foram apresentados o resultado de meses de estudo sobre a matéria e as pactuações feitas pela rede de atendimento, que decidiu focar sua atenção nas áreas de prevenção e proteção. A desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Cevid, participou dos trabalhos e proferiu palestra sobre o tema "Violência doméstica - um problema de todos nós".

O evento foi um sucesso e dele participaram aproximadamente 200 pessoas entre autoridades, representantes da rede de atendimento e população em geral. Também foi prestigiado por profissionais de outros municípios que se interessaram pelo projeto. O processo para chegar ao Protocolo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica teve início em 2016 na comarca de Meleiro, liderado pela magistrada Thania Mara Luz e pelo promotor de justiça João Luís Carvalho Botega. Desde então, muitas ações foram realizadas para fomentar a discussão e sensibilizar a rede de atendimento sobre o problema da violência intrafamiliar que afeta idosos, mulheres, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, em trabalho coordenado pela assistente social da comarca de Meleiro, Márcia Carboni da Silva Daros.

Neste ano, com o apoio do magistrado Marciano Donato, novo titular da comarca, e do promotor de justiça Cleber Lodetti de Oliveira, um novo passo foi dado para a implantação do protocolo. Em fevereiro, o Conselho da Comunidade apresentou um projeto de implantação e obteve recursos de penas pecuniárias e transações penais para a contratação de empresa que realizou um trabalho de formação e supervisão com equipes dos municípios de Meleiro e Morro Grande sobre o tema da violência.

No último dia 12 de abril, realizou-se o I Seminário sobre Violência Doméstica e nesse mesmo dia foi assinado termo de compromisso para a implantação do protocolo. Depois disso, ocorreu um curso de formação com todas as equipes da rede socioassistencial, as quais se dividiram em grupos e se reuniram ao longo dos meses de maio, junho, julho e agosto para estudar o tema e discutir as formas de abordagem.

Imagens: Divulgação/Cevid
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.