Comarca de Tangará discute atribuições do Conselho Tutelar para melhor atuação - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarca de Tangará discute atribuições do Conselho Tutelar para melhor atuação

Projeto Fortalecer para Proteger focou no artigo 136 do ECA durante encontro    

07 Abril 2025 | 09h48min
  • Comarcas

O projeto Fortalecer para Proteger, da comarca de Tangará, promoveu uma capacitação direcionada aos conselheiros tutelares dos municípios de Tangará, Pinheiro Preto e Ibiam. O encontro teve como foco o artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata das atribuições desses servidores.

Durante a reunião, conduzida pela assistente social forense Myriane Gonçalves da Silva, cada inciso do artigo foi analisado de forma detalhada e contextualizado com casos concretos ocorridos na região. “Essa abordagem prática buscou esclarecer as responsabilidades dos conselheiros e aprimorar a aplicação das medidas de proteção previstas no ECA”, explica.

O Fortalecer para Proteger tem como objetivo principal garantir a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes nos municípios da comarca de Tangará. Para isso, busca fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) por meio da integração entre os diversos órgãos que o compõem e da capacitação contínua dos profissionais envolvidos.

Cinco eixos principais estruturam o projeto: integração, capacitação contínua, fortalecimento institucional, promoção dos direitos e protagonismo juvenil, além de sensibilização e mobilização Social. Recentemente, prefeitos, secretários de Saúde, Educação e Assistência Social e vereadores dos municípios reuniram-se para discutir a proteção infantojuvenil.   

Imagens: Divulgação/Comarca de Tangará
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080