Comarca de Xanxerê, na região oeste do Estado, reativa seu Conselho da Comunidade  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarca de Xanxerê, na região oeste do Estado, reativa seu Conselho da Comunidade 

Formado por membros da comunidade, grupo busca reinserção social de egressos do sistema prisional 

11 Agosto 2025 | 17h06min

Desativado em 2021, por empecilhos causados pela pandemia de Covid-19, o Conselho da Comunidade da comarca de Xanxerê voltou à atividade no último dia 5 de agosto. Uma reunião realizada no fórum permitiu a posse dos membros e a eleição do presidente interino. No entanto, novos integrantes podem ser agregados. A função do grupo é atuar na fiscalização do sistema prisional e na ressocialização dos apenados. 

A entidade recebeu o prazo de 60 dias para regularizar documentos anteriores, elaborar ou reformular o estatuto social e promover a eleição dos membros da diretoria e do conselho fiscal, com a possibilidade de ampliação da composição. Na reunião, ficou acordado que a assembleia geral será realizada no próximo dia 25 de setembro, às 13h30, no fórum de Xanxerê. Como presidente interino do conselho foi eleito o representante da Pastoral Carcerária, Adir Rodrigues. 

Em sua explanação, a juíza Mariana Helena Cassol,  da Vara Criminal de Xanxerê, destacou a importância do papel desempenhado pelos conselhos da comunidade, especialmente para efetivação da democracia e da participação social, com enfoque na assistência, diálogo e reinserção social de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. 

“O Conselho da Comunidade é importante aliado na fiscalização do sistema prisional e na ressocialização dos apenados. Espera-se, com a reinstalação, que a sociedade atue efetivamente na defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade”, reiterou a magistrada. 

O Conselho da Comunidade está composto dos seguintes membros: 

  • Mariana Helena Cassol, juíza de direito

  • Júlia Ferreira Santos, promotora de justiça

  • Mirangela Bin e Jonete dos Santos, representando a Secretaria de Assistência Social do Município de Xanxerê 

  • Jucilde Waikovsk, representando a Associação Vida Cidadā (AVIC) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC)

  • Ana Paula Preuss e Ismael Mateus Piva, representando o 14° Batalhão de Bombeiros Militar - Xanxerê 

  • Valdecir Debastiani, representando a Polícia Civil de Xanxerê 

  • Paulo Roberto Ferronato, representando a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (FCDX)

  • Juraci Testa, representando a Associação Missão SOS Vida Nova Xanxerê 

  • Jucilene Sandrin Fragoso, representando a Secretaria de Estado da Educação - Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê  

  • Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, representando a UNOESC Xanxerê  

  • Adir Rodrigues e Adílio Lorenzon, representando a Pastoral Carcerária.

Conselho da Comunidade

O Conselho da Comunidade, previsto na Lei n. 7.210/1984 (Lei de Execução Penal - LEP), é um órgão que contribui para a reinserção social de pessoas egressas, ao proporcionar a participação da comunidade na execução penal, especialmente quanto à observância dos direitos fundamentais daqueles que estão sob custódia estatal. Pela legislação, tem por objetivos ser agente ativo articulador e mobilizador de direitos no âmbito da execução penal; assegurar a participação da sociedade na formulação, execução e monitoramento dos serviços penais; diminuir o distanciamento entre a comunidade e a prisão; e promover os direitos fundamentais das pessoas submetidas ao cumprimento de penas e medidas de segurança.

Conheça mais sobre os Conselhos da Comunidade no site do Poder Judiciário catarinense

Copiar o link desta notícia.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080