Comarcas catarinenses encerram a pauta de júris em 2024 na próxima semana - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarcas catarinenses encerram a pauta de júris em 2024 na próxima semana

Saiba quais são os destaques de cada região de Santa Catarina

13 Dezembro 2024 | 11h30min
  • Tribunal do Júri

Entre os dias 16 e 19 de dezembro, crimes contra a vida, consumados e tentados, serão julgados pelo Tribunal do Júri em seis regiões catarinenses. Estas serão as últimas sessões de julgamento popular em 2024. Confira abaixo, de forma resumida, o que trazem as denúncias dos principais casos:

16 de dezembro – Na comarca de Ponte Serrada, o réu é acusado de tentativa de feminicídio contra a companheira em 1º de maio de 2021. De acordo com a denúncia, uma discussão iniciou porque a mulher teria comprado algumas roupas e também não sabia onde estava o facão do homem. Após uma tentativa frustrada de agredir a mulher, o acusado teria encontrado o facão do lado de fora de casa. Ao abrir a porta para o companheiro, a vítima foi atingida por um golpe da arma branca. Ela foi socorrida a tempo de se recuperar (segredo de justiça).

16 de dezembro – O último júri de 2024 na comarca de Joinville tratará de sete tentativas de homicídio e um homicídio consumado, ocorridos em abril de 2021 nos bairros Aventureiro e Comasa. De acordo com a denúncia, os crimes teriam sido cometidos para fortalecer a autoridade da organização criminosa à qual o réu supostamente pertence. O acusado já foi condenado em julgamento anterior, realizado em setembro do ano corrente, juntamente com outros três integrantes do grupo. No entanto, aquele júri foi anulado em relação ao réu que vai a julgamento nesta segunda-feira, pois os jurados reconheceram a autoria e a materialidade dos delitos de tentativa de homicídio perpetrados contra duas das vítimas, mas, de modo divergente, entenderam que o acusado não deu início à execução dos crimes de homicídio. Na ocasião, ele teve sentença de 44 anos de reclusão, em regime fechado, por seis tentativas de homicídio e um homicídio consumado, tendo sido absolvido de outra tentativa (Autos n. 5016480-73.2021.8.24.0038).

17 de dezembro – Um homem será julgado pelo crime de duplo homicídio triplamente qualificado em Florianópolis. Segundo a denúncia do Ministério Público, em junho de 2019 o acusado teria matado um casal no bairro Ingleses do Rio Vermelho, no norte da Ilha, com disparos de arma de fogo. A motivação seria uma discussão entre a companheira do acusado e a mãe de uma das vítimas, as quais chegaram mais tarde e também participaram da discussão inicial. Além disso, o réu e as vítimas supostamente eram simpatizantes de facções rivais (Autos n.0010766-39.2019.8.24.0023).

17 de dezembro – Em sessão do Tribunal do Júri na comarca de Tangará, no Meio-Oeste, um homem será julgado por tentativa de homicídio qualificada por feminicídio e motivo fútil, além de ameaça. Conforme consta na denúncia, o acusado sentia ciúmes e acreditava que a companheira tinha um amante, então quis matá-la. Ele a teria ameaçado de morte durante dois dias, antes de tentar tirar a vida da mulher. No dia 23 de novembro de 2023, no interior de Pinheiro Preto, o homem teria desferido um golpe de faca na direção da barriga da companheira, mas atingiu a mão da mulher (Autos n. 50015914420238240071).

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080