Voltar Desconforto com o home office? PJSC divulga vídeos com dicas vitais sobre ergonomia

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) disponibiliza quatro vídeos com orientações e dicas de ergonomia para o trabalho em regime home office, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). A fisioterapeuta Vanessa Zomer Fenili, da seção de Ergonomia da Diretoria de Saúde, explica rapidamente sobre a importância na organização do posto de trabalho para evitar a má postura, sobrecarga ou uso inadequado dos equipamentos. Atenção especial para as mesas, cadeiras e apoios para os pés.

A fisioterapeuta aconselha que o local escolhido pelo magistrado ou servidor tenha iluminação e ventilação natural. Caso não seja possível contar com a luz do Sol, a dica é utilizar a lâmpada artificial branca que auxilia na produção de hormônios benéficos a atividade laboral. "O colaborador deve optar por uma mesa ou bancada de madeira, porque as superfícies de pedra ou de vidro são geladas e influenciam na diminuição da circulação sanguínea na região do braço", diz.

Outra orientação importante diz respeito as cadeiras. Magistrados e servidores devem utilizar quando possível um assento com ajuste de altura e de inclinação. A posição das telas dos computadores também merece uma atenção especial. Quando ela deve estar no horizontal ou na vertical é outro ponto abordado pela fisioterapeuta. "A cada 1h15min de trabalho o colaborador deve fazer uma pausa, mas sem usar o celular. Não precisa alongar a cada intervalo, mas relaxar é essencial", orienta.

Os vídeos vêm complementar o trabalho de atendimento ergonômico on line, já realizado pelos servidores da Seção de Ergonomia. "São orientações e dicas de ergonomia, de fácil resolução, para auxiliar magistrados, servidores e demais colaboradores a manter o seu ambiente de trabalho de forma confortável e seguro para sua saúde", informa Vanessa Zomer Fenili.

Caso tenha alguma dúvida, o contato pode ser feito pelo e-mail: ds.ergonomia@tjsc.jus.br. Fique por dentro das orientações da Diretoria de Saúde e visualize os vídeos nos links abaixo:

Orientações Iniciais 

Mesa e Cadeira 

Organização do Posto do Trabalho 

Uso de apoio de pés 

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.