Voltar Desembargador Júlio Melo lança livro sobre a obra Fundamentos da Política Jurídica

O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo lança mais uma publicação de sua autoria, o livro “Apontamentos sobre a obra Fundamentos da Política Jurídica de Osvaldo Ferreira de Melo”, pela EMais Editora. Segundo a sinopse, a obra permite uma jornada de aprendizagem sobre o pensamento vivo do professor Osvaldo Ferreira de Melo, tio do magistrado, além de resgatar e situar os agentes jurídicos do autor e sua obra, fornecendo os COP (Conceitos Operacionais – na linha do professor Pasold) para que o leitor tenha um guia para aprofundamento de seus estudos. 

O prefácio da obra, escrito pelo professor doutor Cesar Luiz Pasold, afirma que foi “em momento muito oportuno que o magistrado decidiu tecer comentários e apresentar suas percepções sobre uma das obras mais importantes para a compreensão do direito e da sua formação”. O livro é dividido em oito momentos, sendo eles: Política Jurídica - Justiça e Utilidade, passando por Fundamentos da Política Jurídica segundo Osvaldo Ferreira de Melo; A Política Jurídica segundo Enfoque do Jusnaturalismo (Pascual Marin Perez); Normativismo (Hans Kelsen); Empirismo (Alf Ross) e Culturalismo (Miguel Reale); Referenciais Teóricos da Política Jurídica segundo os Postulados Osvaldo Ferreira de Melo; Ética e Política - Uma Interação Necessária; Ética e Estética da Convivência segundo Osvaldo Ferreira de Melo; e Legitimidade X Legalidade. 

“O livro, então, pode servir para que a geração que não teve a oportunidade de ouvir e dialogar com o professor Osvaldo possa tomar contato com a potência de sua obra, além de propiciar, aos que o conheceram, o resgate de sua importância. A chama viva do nosso eterno professor Osvaldo Ferreira de Melo encontra, nas linhas aqui escritas, a aposta no saber dedicado, paciente e diferenciado no humano, no futuro e na Democracia”, é como resenha a publicação o juiz Alexandre Morais da Rosa, da 3ª Turma Recursal do Poder Judiciário de Santa Catarina. O livro já está disponível para compra no site da EMais Editora e também na loja física da editora em Florianópolis.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.