Dia do Bibliotecário, 12 de março é celebrado nas novas instalações da Biblioteca do TJ  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Dia do Bibliotecário, 12 de março é celebrado nas novas instalações da Biblioteca do TJ 

Acervo jurídico de 40 mil exemplares é um dos maiores de SC 

12 Março 2025 | 16h49min
  • Biblioteca

O Dia do Bibliotecário foi celebrado nesta quarta-feira, 12 de março, de maneira especial pelos servidores da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Pela primeira vez, a comemoração foi realizada nas novas instalações, inauguradas em 1º de outubro de 2024, no aniversário de 133 anos da Corte catarinense. 

Entre as funções desses profissionais estão realizar a seleção de novas obras disponíveis no mercado bibliográfico para integrarem o acervo; prestar atendimento aos usuários, inclusive através de pesquisas, quando solicitado; adotar as providências necessárias à constituição e à manutenção do acervo de obras raras; e indexar, classificar, catalogar e digitalizar capas e sumários das obras adquiridas para as bibliotecas do Poder Judiciário. 

No TJ, trabalham na função de bibliotecário os servidores Marcilio Bagatin Silva, Maria Jose Mauricio, Miriam Suzana Ensfeld, Nice Wajszcyk, Onir Alexandre Pereira de Sousa e Stela Marisa Coelho Thives. 

“A nova estrutura física, compartilhada com o Museu, engrandeceu o espaço. Aumentou também a visitação e a procura pelos serviços da Biblioteca”, observa a bibliotecária Stela Thives. 

A Biblioteca do TJ oferece seus serviços desde 1891. Em 1983 foi realizado o primeiro concurso para o cargo de bibliotecário. No ano de 1985, a Biblioteca recebeu o nome Desembargador Marcílio Medeiros, em homenagem ao saudoso magistrado, ex-presidente do Tribunal e grande incentivador da leitura. 

Seu acervo jurídico é um dos mais completos e atualizados de Santa Catarina. São aproximadamente 40 mil exemplares entre livros e revistas científicas nas áreas do direito e da propedêutica jurídica. 

O Poder Judiciário catarinense ainda conta com cinco bibliotecas setoriais, que estão localizadas em Florianópolis - na Academia Judicial do TJ - e em Chapecó, Joinville, Orleans e Tubarão. Oferecem os serviços de pesquisa e empréstimo do seu material bibliográfico, este apenas para o público interno. 

Confira as fotos completas desta reportagem

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080