A campanha Janeiro Branco chega para reforçar a importância de cuidar da saúde mental e emocional. Neste início de ano, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, convida servidores e colaboradores a refletirem sobre seus propósitos de vida, conectando-os às resoluções de ano novo de forma consciente e equilibrada.
Definir um propósito é mais do que traçar metas: é alinhar escolhas ao que realmente importa. Essa prática não apenas traz mais significado às ações do dia a dia, mas também ajuda a manter o foco mesmo diante dos desafios. Esta, inclusive, pode ser uma maneira poderosa de fortalecer a saúde mental e levar uma vida mais plena e significativa.
“Quando sabemos o que realmente é importante para nós, é mais fácil tomar decisões coerentes com os nossos valores, evitando desperdício de energia em objetivos que não ressoam com o que somos. Essa clareza também desempenha um papel fundamental na saúde mental, pois reduz a ansiedade causada pela sensação de estar perdido ou desconectado”, destaca Caroline Junckes, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da DSQV.
Ao contrário do que muitos pensam, as mudanças não precisam ser reservadas, necessariamente, para o início do ano – elas podem acontecer o tempo todo. O momento presente é sempre oportuno para refletir sobre os caminhos percorridos e projetar novos horizontes. Por isso, estabelecer metas pequenas e realistas, alinhadas ao seu propósito, é fundamental para evitar frustrações e garantir um progresso duradouro.
Caroline também reforça que a busca por conquistas não deve vir à custa de exaustão. Desacelerar, respeitar os próprios limites e praticar o autocuidado são pilares para alcançar um bem-estar equilibrado. “Práticas como meditação, atividades físicas, momentos de lazer e apoio emocional são algumas estratégias que podem fazer a diferença”.
Para quem ainda não tem um propósito claro, a diretoria preparou uma dica de saúde um vídeo especial, com depoimentos e imagens inspiradoras, para incentivar reflexões e ajudar cada um a encontrar sua direção.