Estudantes de Arquivologia da UFSC visitam TJSC para conhecer gestão de documentos eletrônicos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Objetivo foi proporcionar aos alunos a vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula
- Visita de Estudantes
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) recebeu, no dia 26 de maio, a visita de estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em atividade vinculada à disciplina Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos. O objetivo foi proporcionar aos alunos a vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula, com foco na gestão de documentos digitais no ambiente institucional.
Durante a visita, os acadêmicos foram recepcionados pela servidora Micheline Rosa Peixoto, Chefe da Divisão de Gestão Documental Digital (DGDD), vinculada à Diretoria de Gestão Documental e Memória. A programação incluiu apresentações sobre as rotinas dos setores, com destaque para a Seção de Protocolo e Suporte do SEI, responsável pela administração do Sistema Eletrônico de Informações no âmbito do TJSC, e para a Seção de Avaliação Documental do SEI, responsável pela padronização de processos, espécies e tipos documentais, parametrização dos instrumentos arquivísticos no sistema, bem como pela avaliação de processos e documentos.
A atividade permitiu aos visitantes compreender como o SEI tem evoluído para atender aos requisitos e metadados definidos no e-ARQ Brasil e em sua adaptação para o Poder Judiciário, o MoReq-Jus. Os alunos estão estudando esses parâmetros em disciplina específica e puderam observar, na prática, como o TJSC vem promovendo a geração de documentos arquivísticos eletrônicos classificados e avaliados desde a origem, o que viabiliza a automação de etapas do trabalho da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD).
A visita também apresentou os principais projetos atualmente conduzidos pela CPAD, com apoio técnico da Seção de Avaliação Documental do SEI, de arquivistas terceirizados e de estagiários do curso de Arquivologia da UFSC. Entre eles, destacam-se o diagnóstico documental em unidades administrativas para atualização do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade e Destinação da área meio, a padronização das espécies e tipos documentais no SEI e os estudos para implantação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). Os estudantes também puderam observar, na prática, os desafios relacionados à classificação e avaliação da massa documental digital acumulada ao longo dos anos, bem como as estratégias que vêm sendo adotadas para enfrentá-los por meio desses projetos estruturantes.
Os estudantes puderam conhecer ainda a atuação da Seção de Documentos Digitais Permanentes, responsável pela descrição arquivística de processos manuscritos históricos do acervo do Judiciário catarinense. Foi possível observar o uso das normas internacionais e nacionais de descrição, como a ISAD(G) e a Nobrade, bem como o uso das ferramentas Archivematica e AtoM na preservação digital e na difusão do patrimônio documental por meio da plataforma pública de acesso.
Encerrando a visita, os alunos passaram pelos espaços do Museu e da Biblioteca do TJSC, que também integram as ações institucionais de preservação da memória do Judiciário catarinense. A professora responsável pela atividade, Camila Schwinden Lehmkuhl, destacou a importância da experiência para os futuros profissionais: “É fundamental que os alunos conheçam a realidade de instituições complexas como o Judiciário, onde a gestão documental envolve um grande volume de informações e exige soluções técnicas específicas. O TJSC é uma referência nesse campo”, afirmou.
Para os estudantes, a visita foi uma oportunidade de ver na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Aprendemos sobre teoria da classificação, gestão de documentos e legislação arquivística, mas ver tudo isso sendo aplicado num órgão do porte do TJSC é uma experiência enriquecedora”, comentou a aluna Eliziane Freitas Müller. A atividade reforça o papel da Arquivologia na construção de uma administração pública eficiente, transparente e comprometida com a preservação da memória institucional.