Voltar Judiciário catarinense transmite sessão de julgamento da 5ª Câmara Civil pelo YouTube

Em caráter experimental, o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) transmitiu nesta terça-feira (2/6) a sessão da 5ª Câmara de Direito Civil pelo canal oficial do Tribunal de Justiça na rede social YouTube. O primeiro julgamento transmitido ao vivo na rede social foi do Tribunal Pleno, na sessão extraordinária de 27 de maio de 2020. A iniciativa traz transparência às ações do Judiciário catarinense e pode ser regulamentada futuramente.

Em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), as sessões são realizadas por videoconferência. Assim, as partes podem se manifestar em tempo real durante as sustentações orais. Sob a presidência do desembargador Luiz Cézar Medeiros, a 5ª Câmara de Direito Civil tinha em pauta para julgamento 146 recursos. Também participaram da sessão a desembargadora Cláudia Lambert de Faria e os desembargadores Ricardo Fontes e Jairo Fernandes Gonçalves. O Ministério Público foi representado pelo procurador Guido Feuser.

"A transmissão pelo YouTube ainda é em caráter experimental, mas já existe proposta de regulamentação no Regimento Interno do Tribunal de Justiça (RITJSC) sob exame na Comissão Permanente de Regimento Interno. Os interessados podem acompanhar ao vivo esta sessão de julgamento, mas o arquivo não ficará disponível para consulta posterior, conforme preceitua o § 2º do art. 197 do RITJSC", explica o diretor-geral judiciário, Maurício Walendowsky Sprícigo.

Na sessão da 5ª Câmara Civil desta terça-feira, mais de uma dezena de advogados realizaram sustentação oral em diferentes processos. Pelo YouTube, a transmissão chegou a ter pico de quase 30 pessoas acompanhando a sessão virtual.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.