Justiça reforça resposta a desastres naturais ao entregar kit emergencial em Rio do Sul  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Justiça reforça resposta a desastres naturais ao entregar kit emergencial em Rio do Sul 

Iniciativa garante mais estrutura e segurança para enfrentar enchentes na região 

27 Fevereiro 2025 | 17h14min
  • Comarcas

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) entregou, nesta terça-feira (27/2), o “Kit Básico de Resposta a Enchente” à comarca de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. A ação faz parte de uma iniciativa de responsabilidade social e prevenção, que busca minimizar os impactos de desastres naturais e garantir os recursos necessários para lidar com emergências de forma segura e eficiente.

Durante a cerimônia, o diretor do foro da comarca de Rio do Sul, juiz Giancarlo Rossi, ressaltou a importância da iniciativa para a região, frequentemente atingida por inundações. “Todos sabemos que a nossa região aqui, de tempos em tempos, sofre com enchentes, algumas mais graves, outras menos. Ficamos contentes com a sensibilidade do nosso Tribunal em escolher Rio do Sul para ser a primeira comarca do Estado a receber esse kit de combate básico”, reforçou o magistrado.

O 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid José Goulart Junior, destacou o compromisso do Judiciário catarinense com a segurança da população: “Nosso objetivo com esse projeto é fazer com que os trabalhadores do fórum tenham equipamentos suficientes para a defesa deles próprios e da população aqui do entorno, no caso de uma calamidade causada pelas enchentes. Na verdade, tem-se a contribuição efetiva e moral do Poder Judiciário para com a comunidade local”. Ele também explicou que a gestão do equipamento ficará sob responsabilidade da direção do foro, mas o corpo de bombeiros poderá utilizá-lo quando necessário.

O kit inclui itens essenciais para a segurança da população em situações de risco, de forma a fortalecer a infraestrutura e a capacidade de resposta da comunidade. Entre os materiais entregues estão: um bote inflável, uma bolsa estanque de 50 litros, dois remos, quatro coletes de resgate, quatro facas de resgate, quatro pantaneiras, dois porta-rádios/celulares estanques, quatro lanternas de cabeça LED e um cabo náutico.

A cerimônia contou ainda com a presença do diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, e do chefe e coordenador do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência, coronel Fabiano Bastos das Neves, além de outras autoridades locais.


Confira a cobertura fotográfica da entrega do kit contra enchentes na comarca de Rio do Sul. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080