Santa Catarina terá mais de 40 sessões do Tribunal do Júri entre os dias 6 e 10 de outubro, em comarcas de norte a sul do Estado. Os julgamentos envolvem crimes graves como feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de assassinato, muitos deles marcados por violência extrema, motivação fútil e uso de recursos que dificultaram a defesa das vítimas. Confira o resumo das denúncias de casos que tiveram repercussão:
6 de outubro - A comarca de São Domingos dá sequência ao mutirão de júris iniciado em setembro. Serão cinco sessões nesta semana. Para iniciar, os debates serão sobre uma dupla tentativa de feminicídio e outra tentativa de homicídio, ocorridas na tarde de 2 de novembro de 2024 na linha Palmeira, interior de Entre Rios. A acusação conta que o réu supostamente foi cobrar a quitação de uma dívida feita em seu nome pela cunhada. Assim que ele saiu do carro, teria desferido golpes de facão na vítima, que estava grávida, atingindo-lhe a cabeça e os braços. Com a intervenção de um vizinho, o acusado disparou vários tiros contra o homem, sem atingi-lo. Na sequência, teria efetuado disparos contra a cunhada, ferindo-lhe o braço esquerdo e a perna direita, e a sogra - atingida no pescoço e tórax -, que estavam na casa. Elas foram socorridas a tempo e se recuperaram (processo em segredo de justiça).
6 de outubro - A comarca de Mondaí debaterá dois homicídios, um consumado e outro tentado, registrados na noite de 23 de agosto de 2023, no centro do município de Riqueza. De acordo com a denúncia, o réu teria chegado à casa da vítima fatal sob efeito de bebida alcoólica. O morador e um amigo que estava lá levaram o acusado para a rua e houve luta corporal. Ao ser atingido por golpes de faca, o homem caiu e o amigo tentou afastar o agressor, mas também foi atingido no pescoço, rosto e costas. O laudo cadavérico apontou 20 ferimentos na vítima fatal. O motivo seria um desentendimento entre a companheira da vítima e a sobrinha do agressor (processo em segredo de justiça).
7 de outubro – Em Florianópolis, um homem será julgado pelos crimes de tentativa de homicídio qualificada e porte ilegal de armas. A denúncia aponta que no dia 5 de julho de 2021, por volta das 20h, na avenida Engenheiro Max de Souza, próximo à divisa entre os bairros Estreito e Coqueiros, o acusado teria tentado atirar contra outro homem. Isso porque a vítima teria se envolvido afetivamente com a esposa do denunciado (Autos n. 5070945-77.2021.8.24.0023).
7 de outubro - Foi no início da madrugada de 11 de novembro de 2024 que uma tentativa de homicídio foi registrada na residência de um casal na aldeia Sede Xapecó, no município de Ipuaçu. Esse será o crime em julgamento na comarca de São Domingos. De acordo com a denúncia, o casal e um amigo passaram um tempo consumindo bebida alcoólica. Em determinado momento, a mulher informou que iria para o trabalho. Foi então que o companheiro insistiu que, ao invés de trabalhar, ela deveria ir comprar mais cerveja. As agressões com um pedaço de madeira e um facão iniciaram dentro da residência. A vítima conseguiu escapar, mas foi alcançada já na rua, onde continuaram os golpes, principalmente na cabeça. A mulher ainda teria sido arrastada pelos cabelos e golpeada com chutes e socos. Um vizinho teria acordado com os gritos e interveio. O filho do casal, com nove anos de idade à época, presenciou o crime. O acusado será julgado segundo a nova Lei do Feminicídio (n. 14.994/2024), de outubro de 2024, que torna o feminicídio um crime hediondo com pena mínima prevista de 20 anos de reclusão (Autos n. 5002910-46.2024.8.24.0060).
7 de outubro - O Tribunal do Júri da comarca de Criciúma julgará três réus por homicídio qualificado ocorrido em dezembro de 2015. Segundo a acusação, eles e um adolescente teriam se dirigido a um clube com o objetivo de matar um desafeto de um dos envolvidos, motivados por desentendimentos ligados ao tráfico de drogas. Durante a ação, o autor dos disparos atirou de dentro de um veículo, visando o desafeto. No entanto, por erro na execução, os disparos atingiram uma pessoa que não tinha qualquer relação com os envolvidos (processo em segredo de justiça).
8 de outubro - Um homicídio ocorrido na manhã de 6 de dezembro de 2024 na aldeia Sede Xapecó, município de Ipuaçu, será o crime em debate na comarca de São Domingos. A acusação argumenta que ré e vítima eram namorados. Na ocasião, houve uma confraternização em que todos consumiram bebida alcoólica. Após uma discussão, o homem chamou a acusada para conversar fora da casa. Novamente, eles teriam se desentendido e a vítima teria iniciado agressão física contra a mulher. Durante a luta corporal, a ré aplicou golpes de faca no tórax e dorso do homem. Ele faleceu ainda no posto de saúde da área indígena (processo em segredo de justiça).
9 de outubro – Na comarca de Fraiburgo, um homem será julgado pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado. De acordo com a denúncia, os fatos ocorreram em dezembro de 2021, em um bar. O acusado, armado com um canivete, teria desferido um golpe fatal no peito da vítima. O crime foi cometido de forma súbita, enquanto a vítima tentava intervir em uma discussão entre funcionárias do estabelecimento. A vítima estava desarmada e foi surpreendida, sem possibilidade de defesa, caracterizando o uso de recurso que dificultou sua reação (processo em segredo de justiça).
9 de outubro – Um homem será levado a júri popular na comarca de Imbituba por homicídio duplamente qualificado. Consta na denúncia que no dia 10 de setembro de 2023, por volta das 6h30min, no interior de uma residência localizada no município de Imbituba, o acusado, em conjunto com outros dois indivíduos, teria planejado e executado o assassinato de um homem. Eles teriam utilizado dois veículos para se dirigir até a casa da vítima. Após arrombar a porta e se identificar falsamente como policiais, dois deles, armados com pistola de uso restrito, teriam invadido o imóvel e efetuado diversos disparos de arma de fogo, resultando na morte da vítima. O crime foi cometido de forma que dificultou a defesa. Após o homicídio, os autores fugiram do local (processo em segredo de justiça).
9 de outubro – O Tribunal do Júri da comarca de São Joaquim julgará uma mulher por homicídio qualificado. Conforme os autos, no dia 17 de novembro de 2024, por volta das 17h, no interior de uma residência localizada no município de São Joaquim, a acusada, durante uma confraternização, teria matado a vítima com golpes de faca na região peitoral esquerda, após uma breve discussão. O crime foi motivado por uma discussão banal entre as mulheres, que trabalhavam juntas em um pomar de maçã, caracterizando motivo fútil (Autos n. 5003079-24.2024.8.24.0063).
9 de outubro - Dois homens serão julgados por homicídio qualificado por motivo fútil, meio cruel e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima na comarca de Navegantes. Segundo denúncia do Ministério Público, em 30 de outubro de 2024, por volta das 2h, no bairro Nossa Senhora das Graças, os acusados teriam matado a vítima após desentendimento em um bar por causa do pagamento de duas cervejas. De acordo com a acusação, eles seguiram a vítima de carro, atropelaram sua bicicleta e, em seguida, golpearam repetidamente sua cabeça com um bloco de concreto, provocando a morte (Autos n. 5010164-39.2024.8.24.0135).
9 de outubro – Um homem será julgado por três tentativas de homicídio qualificadas e por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada, em Florianópolis. Segundo a denúncia, no dia 1° de setembro de 2023, por volta de 23h, na rua Victor Meirelles, o acusado discutiu com sua companheira. Na sequência, ele acelerou o veículo contra a companheira e mais um casal de amigos (Autos n. 5082935-94.2023.8.24.0023).
9 de outubro – Uma médica acusada de tentar matar o ex-companheiro será julgada pelo Tribunal do Júri da comarca de Jaraguá do Sul. Segundo a denúncia do Ministério Público, em 11 de agosto de 2024, a ré teria ido até o local onde o pai de seu filho estava hospedado, entrado no apartamento e se escondido dentro de um armário. Quando o homem chegou, ela teria saído do esconderijo armada e, de forma repentina, efetuado disparos contra ele. A vítima conseguiu reagir, desarmá-la e pedir socorro, mas sofreu ferimentos na perna e no abdômen. Conforme a acusação, a médica teria agido movida por sentimento de posse em relação ao filho e em vingança pela autorização judicial que permitiu ao pai passar o fim de semana do Dia dos Pais com a criança. Ela responderá por tentativa de homicídio qualificada por motivo torpe e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima (processo tramita em sigilo).
9 de outubro - Na comarca de Modelo, a sessão do Tribunal do Júri terá três réus. Eles são acusados de uma tentativa de homicídio ocorrida em 21 de janeiro de 2023, em um bar na área central de Bom Jesus do Oeste. Segundo a denúncia apresentada, os envolvidos jogaram sinuca juntos. Depois, os acusados se dirigiram à cancha de bocha e a vítima foi ao balcão pagar a conta. Nesse momento, o homem teria sido atingido por golpes de faca, facão, copos e garrafas. As agressões cessaram com a chegada de um casal conhecido dos réus, que interveio. A vítima foi socorrida prontamente, com condições de se recuperar (processo em segredo de justiça).
9 de outubro - Na comarca de Xanxerê, será julgada uma mulher por tentativa de homicídio contra o então companheiro. O crime aconteceu no início da noite de 7 de janeiro de 2025, no terminal urbano, região central da cidade. A acusação conta que o casal e outras pessoas estavam consumindo bebida alcoólica quando a acusada, em tese, desferiu um golpe de faca no tórax da vítima. Mesmo ferido, o homem saiu do local e recebeu rápido e eficiente atendimento médico. A ré teria ficado irritada pelo fato de o homem demorar a voltar após sair para comprar mais bebida (Autos n. 5000565-13.2025.8.24.0080).
9 de outubro - Eram por volta de 19h20 de 27 de abril de 2024 quando um casal e a filha de 14 anos de idade foram atacados com fogo. Isso aconteceu no bairro Esperança, no município de Jupiá, da comarca de São Lourenço do Oeste. O réu, de acordo com a denúncia, teria colocado fogo em uma garrafa plástica cheia de gasolina e jogado na casa das vítimas, aproveitando que a janela da cozinha estava aberta. A família conseguiu sair do imóvel, mesmo com os corpos em chamas. A mulher teve 54% do corpo atingido por queimaduras de 2º grau e faleceu depois de um mês no hospital. Pai e filha conseguiram se recuperar. A acusação conta ainda que o crime teria sido motivado pelo fato da adolescente ter findado o relacionamento com o réu no dia anterior, quando voltou para a casa dos pais (processo em segredo de justiça).
9 de outubro - A comarca de São Domingos vai tratar de um feminicídio ocorrido em 17 de fevereiro de 2023 na linha Calegari, interior de Ipuaçu. Segundo a acusação, o réu não teria aceitado o término do relacionamento com a vítima. Após grande ingestão de bebida alcoólica, o acusado teria desferido diversos golpes com objeto contundente, principalmente na cabeça da ex-companheira. O corpo foi encontrado dois dias depois do ocorrido, a aproximadamente 100 metros do local onde considerável número de pessoas consumia bebida alcoólica, conforme registrado em câmeras de videomonitoramento, inclusive vítima e réu (processo em segredo de justiça).
10 de outubro - Na comarca de Brusque, no Vale do Itajaí, um homem é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, além dos crimes conexos de constrangimento ilegal e disparo de arma de fogo. Conforme a denúncia, em 16 de julho de 2022, durante uma festa de igreja em Guabiruba, após uma discussão motivada por briga de crianças, o réu tentou agredir o pai de uma delas, foi contido e deixou a festa afirmando que buscaria uma arma e retornaria, o que ocorreu cerca de dez minutos depois. Ele teria efetuado disparos contra a janela do salão, ameaçado uma pessoa para que abrisse a porta e permanecido nos arredores, realizando aproximadamente 10 disparos. Na saída de uma pessoa que estava na festa, ele ainda teria efetuado mais dois tiros, que não a atingiram (Autos n. 5003207-40.2023.8.24.0011).
10 de outubro - A comarca de Catanduvas vai tratar dos crimes de tentativa de homicídio, ameaça e descumprimento de medida protetiva, em relação a fatos ocorridos na tarde de 29 de agosto de 2024, no bairro Sayonara. De acordo com a denúncia, o acusado, ao tempo em que descumpria decisão judicial que deferiu medidas protetivas em favor de sua ex-companheira, após render a sogra com um canivete no pescoço, entrou em luta corporal com o sogro e passou a golpeá-lo diversas vezes com o canivete, inclusive na região do abdômen. A vítima recebeu pronto atendimento. Na ocasião, o acusado ainda teria proferido ameaças contra a sogra, o sogro, a ex-companheira e a ex-enteada (processo em segredo de justiça).
10 de outubro - Foi no início da noite de 28 de setembro de 2024 que um homem teria cometido dupla tentativa de homicídio no bairro Nossa Senhora Aparecida, em São Domingos. Consta nos autos que, sob efeito de bebida alcoólica, o réu discutiu com seu irmão e quebrou itens na casa da mãe. Ao deixar o imóvel, encontrou a ex-cunhada no portão e desferiu golpes de faca contra ela, atingindo-lhe o braço e os dedos. Já na rua, teria esfaqueado um homem no pescoço e na cabeça. O acusado foi preso em flagrante (processo em segredo de justiça).