Mais de 80 adolescentes do Vale do Itajaí são homenageados pelo Novos Caminhos  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Mais de 80 adolescentes do Vale do Itajaí são homenageados pelo Novos Caminhos 

Estudo e trabalho, segundo juíza, são ferramentas para transformar vidas 

14 Novembro 2024 | 18h29min
  • Novos Caminhos

O auditório do Senai em Blumenau foi palco nesta terça-feira,12 de novembro, de um evento emocionante: a cerimônia de homenagens do programa Novos Caminhos, que celebrou a conquista de 82 adolescentes do Vale do Itajaí. Eles concluíram, em 2024, cursos de educação profissional, atividades complementares e projetos que os preparam para o mercado de trabalho. A região abrangida pelo programa inclui as comarcas de Blumenau, Gaspar, Ascurra, Pomerode, Timbó e Indaial. No total, o programa contou com a colaboração de 47 Empresas Cidadãs, 44 Empresas Amigas e o trabalho voluntário de 66 pessoas, que contribuíram para o sucesso da iniciativa neste ano.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o depoimento de uma das adolescentes homenageadas, que compartilhou como o programa mudou sua trajetória: “O Novos Caminhos não foi apenas uma oportunidade de recomeço, mas uma experiência que mudou a minha forma de ver o mundo e de acreditar em mim mesma. Além de me ajudar pessoalmente, o programa também teve um papel muito importante na minha formação profissional. As oportunidades que recebi me prepararam para enfrentar um mercado de trabalho com mais confiança e determinação”, enfatizou, ao agradecer o apoio de todos os envolvidos.

Durante a cerimônia, a juíza Horacy Benta de Souza Baby, da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, destacou a importância do estudo e do trabalho como ferramentas para transformar vidas: “São ferramentas incríveis para ressignificar cargas porque, através delas, podemos nos sentir pertencentes e úteis para a sociedade, beneficiando o coletivo. Durante o processo de formação e de iniciação ao trabalho, podemos tomar contato com as nossas capacidades, nos sentir valorizados e imprimir sentido aos nossos dias cinza. Podemos conquistar a autonomia e a tão almejada liberdade para decidir o que fazer com a nossa vida, e não apenas deixar que a vida nos leve. O programa Novos Caminhos permite isso. É uma mão firme para amparar quem precisa de apoio. É só aproveitar”, ressaltou a magistrada, que também representou a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) no evento.

Representando a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a juíza Camila Murara, da comarca de Gaspar, também falou sobre o impacto do programa: “Vocês são a prova viva de que, com determinação e apoio, os desafios podem ser superados. Cada um de vocês, com as suas histórias de superação e de esforço, mostra que o futuro é construído com coragem, com dedicação e perseverança. Vocês são verdadeiros exemplos de como é possível trilhar um novo caminho, cheio de oportunidades e com realização. O comprometimento de cada parceiro em oferecer recursos, conhecimento e suporte é o que torna este programa tão especial e eficaz. Sem vocês, muitas dessas transformações não seriam possíveis. Juntos, alunos e parceiros, estamos construindo um futuro mais justo. Aos nossos adolescentes, eu enfatizo, continuem acreditando em si mesmos e em suas capacidades. O mundo está cheio de oportunidades, esperando por vocês”. 

A solenidade de encerramento em Blumenau contou ainda com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Ulrich Kuhn, e dos magistrados de Blumenau Sérgio Agenor de Aragão, Jefferson Isidoro Mafra, Quitéria Tamanini Vieira Péres e Bernardo Augusto Ern, além do juiz Josmael Rodrigo Camargo, da comarca de Indaial.

Sobre o Novos Caminhos

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina, a AMC e a Fiesc. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Senac/Sesc, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Senar/SC e CIEE.  

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080