Voltar Município é obrigado a contratar servidor aprovado em concurso público, decide TJ

A 1ª Câmara de Direito Público do TJSC, em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, determinou que o município de Gaspar nomeie um homem, aprovado em concurso de 2014, para o cargo de operador de máquinas. O juiz titular da 2ª Vara Cível daquela comarca, em decisão interlocutória, concedera a liminar. A comuna interpôs agravo de instrumento. 

"Diante do atual cenário econômico, o município vem executando várias medidas para contenção de despesas, em razão da necessidade de manutenção do equilíbrio das contas públicas, exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o procurador da cidade. Porém, de acordo com o relator, não há provas de que o município não possua condições para arcar com a contratação dos candidatos aprovados.

No concurso em questão, estava previsto o preenchimento de quatro vagas para o cargo. O requerente alcançou a 3ª colocação. O edital também estabelecia que o prazo de validade do certame era de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. De acordo com os autos, tal prorrogação efetivou-se em 18 de dezembro de 2016 e, portanto, expirou em dezembro de 2018. 

"É pacífico o entendimento no sentido de que os candidatos que logram aprovação em concurso público, dentro  do número de  vagas disponibilizadas no  edital, possuem  direito  subjetivo  à  nomeação no  prazo de validade do certame", explicou Boller. Nesse tempo, cabe à administração escolher o momento da nomeação.

"Entretanto, quando este prazo expira", continuou o desembargador, "converte-se em direito líquido e certo à nomeação e posse do candidato aprovado dentro do número das vagas ofertadas". A decisão foi unânime. Além do relator, participaram do julgamento os desembargadores Paulo Henrique Moritz Martins da Silva e  Pedro  Manoel  Abreu. A sessão ocorreu no dia 16 de julho (Agravo de Instrumento n. 4005576-96.2019.8.24.0000).

 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.