Por conta do feriado de Páscoa, na próxima semana as sessões do Tribunal do Júri ocorrem em período reduzido. As pautas nas diversas regiões catarinenses trazem casos de homicídios tentados e consumados. Na Agenda do Júri, um resumo das principais denúncias possibilita ter a compreensão desses crimes. Alguns deles tiveram significativa repercussão, como o feminicídio praticado contra uma mulher grávida, uma tentativa contra um policial militar e a morte de um homem por três réus após uma briga por conta do desaparecimento de um aparelho celular.
14 de abril - A comarca de Anchieta realiza um júri triplo em que os réus são acusados da morte de um homem na madrugada de 14 de outubro de 2018. O crime aconteceu no bairro Sol Nascente, no município de Palma Sola. De acordo com a denúncia, os acusados agrediram a vítima com chutes, pedradas e golpes de facão. O desentendimento aconteceu porque a vítima acreditava que um dos agressores estava envolvido no desaparecimento de seu celular. É possível que o júri se estenda por mais de um dia (Autos n. 0001720-78.2018.8.24.0017).
14 de abril - Em Concórdia será debatida uma tentativa de homicídio registrada no bairro Vista Alegre, em 1º de fevereiro de 2020. A acusação conta que o réu e um adolescente se aproximaram, de motocicleta, e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida no braço esquerdo e tórax, mas foi socorrida a tempo de se recuperar. O motivo do crime seria uma desavença anterior causada pela cobrança de uma carona (segredo de justiça).
Dia 15 - Em Florianópolis, um homem será julgado pelo crime de tentativa de homicídio qualificada. Segundo a denúncia, no dia 23 de outubro de 2020, na servidão Lua Branca, localidade do Muquém, o acusado teria tentado matar um policial militar ao efetuar ao menos um disparo de arma de fogo contra o agente público. O policial usava farda, e a tentativa de homicídio ocorreu em razão da atividade exercida pela vítima (Autos n. 5036294-48.2023.8.24.0023).
16 de abril - Dois homens irão a júri popular na comarca de Blumenau, acusados de homicídio qualificado. Segundo a denúncia, o crime ocorreu em outubro de 2022, em um posto de combustíveis no bairro Velha, após uma discussão considerada banal. Segundo a tese do MPSC, os réus agiram em conjunto e usaram um facão e um canivete contra a vítima, que estaria desarmada. Ainda de acordo com a denúncia, o crime foi cometido por motivo fútil e com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O processo tramita na 1ª Vara Criminal da comarca de Blumenau (Autos n. 5036028-43.2022.8.24.0008/SC).
16 de abril - O Tribunal do Júri da comarca de Videira julgará um homem acusado de feminicídio contra uma mulher grávida. Na madrugada do dia 5 de abril de 2024, em uma residência no bairro Pedreirinha, o acusado teria matado a companheira com um disparo de espingarda no rosto, conforme consta na denúncia. O crime foi supostamente motivado por ciúmes, pois a vítima havia saído com amigas naquela noite. Atraída à residência, a jovem, indefesa, foi atingida de forma cruel e teve o rosto desfigurado. O homicídio teve como agravantes o motivo fútil, a dificuldade de defesa da vítima, o meio cruel e o fato de ter sido cometido contra mulher em contexto de violência doméstica e familiar e durante o início da gestação. Após o crime, o acusado levou a arma utilizada até um rio, onde a descartou. Ele foi denunciado por homicídio quadruplamente qualificado e porte ilegal de arma de fogo (Autos n. 5002802-57.2024.8.24.0079).
Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo:
NCI/Assessoria de Imprensa