O TJSC utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse procedimento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.
Novos Caminhos celebra conquistas de jovens ao encerrar ano na Serra e Meio-Oeste - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Notícias
Novos Caminhos celebra conquistas de jovens ao encerrar ano na Serra e Meio-Oeste
Lages e Luzerna abriram eventos que reconhecem protagonismo de adolescentes e parceiros do programa em 2025
03 novembro 2025 | 09h43min
O Programa Novos Caminhos iniciou, nesta semana, as solenidades de encerramento das atividades de 2025 com eventos nas regiões da Serra e Meio-Oeste catarinense. As cerimônias celebraram as conquistas de crianças e adolescentes acolhidos, empresas cidadãs, profissionais voluntários e instituições parceiras que contribuíram para transformar vidas ao longo do ano.
Em Lages, o evento reuniu jovens das cidades de Anita Garibaldi, São Joaquim, Bom Retiro, Urubici, Otacílio Costa e Bocaina do Sul, que participaram de cursos profissionalizantes e atividades de preparação para o mercado de trabalho. Já em Luzerna, o encontro contou com participantes das comarcas de Campos Novos, Joaçaba, Capinzal, Catanduvas, Herval d’Oeste e Tangará. Em ambas as regiões, as crianças e os adolescentes foram homenageados por seu desempenho e dedicação.
Durante os eventos, autoridades como o juiz Ricardo Alexandre Fiuza, da Vara da Infância e Juventude da comarca de Lages, destacaram a importância do compromisso com os estudos, do apoio dos parceiros e da construção de um futuro com segurança e dignidade. “O que o programa está proporcionando a estes adolescentes é essencial para que tenham uma perspectiva de vida diferente. É uma oportunidade ímpar para que no futuro sigam de forma independente”, afirmou a magistrado.
Uma adolescente da Serra, que quer ser técnica agropecuária ou atuar na área de soldagem, entendeu a proposta do programa e avalia como uma significativa oportunidade de aprendizado. “Fiz alguns cursos e visitei indústrias. Aprendi muito e isso me motivou a querer conhecer ainda mais”.
Além dos jovens, foram reconhecidos nas duas regiões os esforços de empresas cidadãs, amigos cidadãos e empresas amigas do programa, que contribuíram com ações voluntárias, doações e oportunidades de trabalho. As equipes técnicas e instituições de acolhimento também receberam certificados em agradecimento à dedicação diária.
A campanha “Tampinhas do Bem” e outras ações internas arrecadaram materiais esportivos e brinquedos, entregues durante as cerimônias como símbolo de solidariedade e cuidado coletivo. Além de apresentações culturais, o escritor Álvaro Fernando, autor do livro "Seja Protagonista" e voluntário do Novos Caminhos, palestrou para os convidados.
Com uma agenda extensa até dezembro, o Novos Caminhos segue com eventos em outras regiões do estado:
Região Vale do Itajaí - 05 de novembro - 17 h - SENAI Blumenau
Região Alto Vale do Itajaí - 10 de novembro - 16h - Sede OAB - Rio do Sul
Região Planalto Norte - 11 de novembro – 15h - Secretaria Municipal de Educação São Bento do Sul
Região Foz do Rio Itajaí - 12 de novembro – 15h30h - Fórum de Itajaí
Região Litoral Sul - 17 de novembro –17h - SESI SENAI Braço do Norte
Região Sul - 18 de novembro - 17h - SENAC Criciúma
Região Oeste - 25 de novembro – 18h30 - Teatro SESC Chapecó
Região Extremo Oeste - 26 de novembro – 17h- Auditório SICOOB São Miguel do Oeste
Região Alto Uruguai Catarinense - 27 de novembro – 17h - SENAI Concórdia
Região Centro Norte - 02 de dezembro – 17h - UNIARP - Caçador
Região Vale do Itapocu - 03 de dezembro - 17h - Complexo Novale de Inovação Jaraguá do Sul
Região Vale do Itajaí-Mirim - 04 de dezembro –15h – SENAI Brusque
Região Norte Nordeste - 15 de dezembro – 15h - Escola SESI Joinville
Região Sudeste - 17 de dezembro de 2025 – 15h- FIESC- Florianópolis