Outubro Rosa ilumina comarcas e mobiliza servidores no combate ao câncer de mama - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Outubro Rosa ilumina comarcas e mobiliza servidores no combate ao câncer de mama

Ações reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

11 Outubro 2024 | 15h47min
  • Comarcas

O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em várias comarcas do Estado, servidores e magistrados se mobilizam para promover o autocuidado e incentivar as mulheres a realizar exames de rotina, como a mamografia. A adesão ao movimento reforça o compromisso do Judiciário com a saúde e o bem-estar da sociedade.

No Litoral Norte, a equipe da comarca de Itapoá usou nesta quinta-feira (10/10) roupas da cor símbolo da campanha para alertar sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73,6 mil novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. As taxas mais elevadas estão no Sudeste e Sul e, embora raramente, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.

Na comarca de Caçador, no Meio-Oeste, na Vara da Família, Infância, Juventude e Idoso, unidade sob responsabilidade da juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini, os servidores também vestiram-se com a cor símbolo da campanha e foram conscientizados sobre a importância dos atos relacionados à saúde em destaque neste mês. Os jurisdicionados que chegam ao local também recebem informações em um espaço preparado especialmente para fazer o alerta da prevenção ao câncer de mama. “Este gesto, além de fortalecer a prevenção, inspira e motiva todos a adotar práticas que podem salvar vidas, especialmente em um mês tão significativo para a conscientização da saúde da mulher”, destaca a magistrada.

Nas comarcas de Camboriú, na Foz do Rio Itajaí, Jaraguá do Sul, no norte do Estado, Mafra, no Planalto Norte, e Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, as fachadas dos prédios iluminadas na cor rosa têm como objetivo sensibilizar quem passa pelo local. Mais do que um elemento estético, a iluminação é um lembrete visual da importância da causa. Ao "vestir" o Judiciário de rosa, essas comarcas reforçam a mensagem de que a prevenção salva vidas e o engajamento de todos, dentro e fora das instituições, é fundamental nessa luta.

As iniciativas têm como foco alertar para os cuidados necessários, destacando que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. A campanha atinge o público interno das comarcas, mas também se estende à comunidade, reforçando o papel do Judiciário como agente de transformação social.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080