O Parque Aguaí, em Siderópolis, viveu um dia diferente na última semana. Em uma ação marcada pela sensibilidade e pelo compromisso social, o empreendimento recebeu 53 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento de Criciúma e região, participantes do programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e outras instituições e entidades.

Localizado em meio à Mata Atlântica e próximo à Barragem do Rio São Bento, o Parque Aguaí é um espaço voltado ao lazer, à convivência e ao contato com a natureza. O local reúne trilhas ecológicas, áreas abertas, atividades recreativas, espaços culturais e opções de gastronomia típica. Durante toda a programação, as crianças e adolescentes puderam aproveitar as atrações do parque, além de receberem lanche e almoço preparados especialmente para a ocasião.

Assessora de gabinete da Vara da Infância e interlocutora do programa Novos Caminhos pelo Judiciário, Deisi Innocenti diz que, mais do que um passeio, o dia foi planejado como um momento de cuidado, escuta e convivência social. “A iniciativa de abrir esse espaço de lazer e contato com a natureza representa muito mais do que um passeio: é um gesto de cuidado, inclusão e esperança. Momentos como esse promovem alegria e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento emocional e social de cada um“.

A ação partiu da sensibilização do empresário responsável pelo Parque Aguaí, Beto Ferreira, que prontamente acolheu a proposta do programa Novos Caminhos. “Esta foi uma forma de retribuir tudo aquilo que eu conquistei durante todos esses anos”, explicou o empreendedor. O objetivo, segundo ele, foi oferecer uma experiência diferente a meninos e meninas que vivem em instituições de acolhimento para proporcionar novas vivências fora da rotina institucional.

“Para nós, é uma honra, um prazer, uma satisfação enorme ver a felicidade dessas crianças de poder brincar e aproveitar. É algo tão simples que muitos poderiam fazer. Agradeço pela oportunidade de poder oferecer esse dia maravilhoso a todas essas crianças”, disse, emocionado.

O passeio foi acompanhado por representantes das entidades parceiras do programa, que estiveram presentes ao longo do dia. Entre eles, o juiz Sérgio Renato Domingos, diretor do foro da comarca de Criciúma, que destacou o quanto são importantes essas parcerias. “São iniciativas como essa que mostram para as crianças que elas pertencem à sociedade e que há pessoas dispostas a caminhar junto”, afirmou.

Também participou das atividades o deputado estadual Rodrigo Miotto, integrante da Comissão da Infância e Juventude da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A visita teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento do programa Novos Caminhos e acompanhar as ações desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada. A interlocutora de Responsabilidade Social e Cultura do Sesi/Senai, Emily Caetano da Silva, reforçou o papel essencial da colaboração entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade na construção de novas perspectivas para crianças e adolescentes em situação de acolhimento. “A experiência no Parque Aguaí deixou memórias, sorrisos e a certeza de que gestos simples podem ter um impacto profundo na vida de quem mais precisa”, finalizou. O gerente executivo Valmir Cabral também participou da atividade, assim como a analista educacional do Senac de Criciúma, Maria Margarete Arns.
Sobre o Novos Caminhos
Criado em 2013, o programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do TJSC, em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), com o objetivo de transformar a realidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem ou já passaram por serviços de acolhimento.
A iniciativa atua em quatro eixos principais: educação, vida saudável, empregabilidade e parcerias. O Novos Caminhos oferece acompanhamento individualizado, acesso à educação básica e profissional, ações de saúde e articulação de oportunidades de inserção no mundo do trabalho.
Além disso, o programa busca sensibilizar a comunidade e o setor empresarial para a corresponsabilidade social na construção de novas perspectivas de vida, ao fortalecer vínculos comunitários e promover cidadania, dignidade e autonomia para esse público em situação de vulnerabilidade social.
Também são parceiros do programa: a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o Serviço Social do Comércio (Senac/Sesc/Fecomércio/SC); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faesc); o Centro de Integração Empresa‑Escola do Estado de Santa Catarina (Ciee/SC); o Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional (Gerar); e as Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc).